A identidade profissional dos técnicos pedagógicos – um conflito institucional – estudo realizado em uma escola pública estadual de Linhares do estado do Espírito Santo/Brasil

DSpace/Manakin Repository

A identidade profissional dos técnicos pedagógicos – um conflito institucional – estudo realizado em uma escola pública estadual de Linhares do estado do Espírito Santo/Brasil

Show full item record

Title: A identidade profissional dos técnicos pedagógicos – um conflito institucional – estudo realizado em uma escola pública estadual de Linhares do estado do Espírito Santo/Brasil
Author: Giuriato, Maria da Penha Valani
Abstract: O tema da pesquisa é “A Identidade profissional dos técnicos pedagógicos - um conflito institucional - estudo realizado em uma escola pública estadual de Linhares, ES, BR”. Presentemente, nota-se que o técnico em pedagogia encontra dificuldades para estabelecer uma identidade. É sabido que este profissional desenvolve inúmeras tarefas, o que lhe leva, muitas vezes, a perder o rumo de seu trabalho ou a não ser completamente bem sucedido no cumprimento de sua verdadeira função. Busca-se, portanto, compreender a influência do técnico pedagógico na prática pedagógica dos professores, a fim de perceber se esse profissional contribui para o processo de ensino e aprendizagem. Para muitos autores, as dificuldades em torno da profissão, entretanto, remontam à origem do curso no país e atualmente, este profissional se depara com novos desafios, como a possibilidade de promover mudanças na prática pedagógica dos professores. Este trabalho abrange dois aspectos teóricos: Retrospectiva do curso de pedagogia no Brasil e o técnico pedagógico nas interações do contexto escolar, com foco nas atribuições, no relacionamento interpessoal, o desenvolvimento profissional e a avaliação da aprendizagem. Fundamentam o presente estudo os ensinamentos de Alarcão e Tavares, Libâneo, Junior e Rangel, Almeida e Placo, Ferreira e as contribuições de Edgar Morin, com seus estudos sobre a complexidade. É descrito também o caminho seguido na construção do método da presente pesquisa, privilegiando uma abordagem qualitativa, detalhando-se os critérios e procedimentos utilizados para o encaminhamento ao estudo, bem como a caracterização, o problema, a questão, os objetivos, o lócus, os sujeitos e os instrumentos da pesquisa. Salienta-se que a análise e a discussão dos construtos da pesquisa e interpretação das categorias foram fundamentadas a partir do quadro teórico, e comprovadas pelas narrativas dos inquiridos no estudo. Por fim, são apresentadas as análises das entrevistas dos respectivos sujeitos da pesquisa.The research theme is "the professional identity of pedagogical technical- The institutional conflict- study performed in a public school of Linhares, ES, BR". Currently, note that the technician in pedagogy is difficulties to establish an identity. It is well known that this professional develops many tasks, which often leads to lose the way of his work or to not be fully successful in fulfilling its true function. Search is, therefore, to verify the influence of the pedagogical technician in the pedagogical practice of teachers to understand if this professional contributes to the process of teaching and learning. For many authors, the difficulties surrounding the profession, however, goes back to the origin of the course in the country and currently, this professional is facing new challenges, such as the possibility of promoting changes in the pedagogical practice of teachers. This work covers two theoretical aspects: retrospective of the pedagogy course in Brazil, since its implementation until the current days and the pedagogical in interactions of technical school context, with focus on the attributions, in interpersonal relations, professional development and the evaluation of learning. Based on the present study the teachings of Alarcão and Tavares, Libâneo, Junior and Rangel, Almeida and Placo, Ferreira and the contributions of Edgar Morin, with their studies about the complexity. Also described is the path followed in the construction of the method of this research, privileging a qualitative approach, detailing the criteria and procedures used for forwarding to the study, as well as the characterization, the problems, the issue, the objectives, the locus, the subjects and the research instruments. Stresses that the analysis and discussion of the constructs of the research and interpretation of categories were reasoned from the theoretical framework, and proven by the narratives of the respondents in the study. Finally, are shown the analyzes of the interviews of the respective research subjects.
Description: Orientação: Rosa Serradas Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/10101
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View Description
Maria_Penha_Rosa_dissertação.pdf 766.5Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account