Emoções mistas: integração social e académica dos alunos provenientes dos PALOP

DSpace/Manakin Repository

Emoções mistas: integração social e académica dos alunos provenientes dos PALOP

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Cristina de, orient.
dc.contributor.author Semedo, Maria dos Anjos Lopes
dc.date.accessioned 2011-06-30T13:22:38Z
dc.date.available 2011-06-30T13:22:38Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1304
dc.description Orientação: Cristina de Sousa pt
dc.description.abstract A presente investigação teve como objectivo, conhecer as experiências emocionais que caracterizam os estudantes dos PALOP ao saberem que vão entrar no Ensino Superior em Portugal e durante o primeiro semestre; verificar se as emoções sentidas durante a frequência do primeiro semestre estão relacionadas com a sua integração social e académica. Participaram 100 alunos oriundos dos PALOP no primeiro ano do ensino superior português, de diferentes estabelecimentos de Ensino Superior, com idades entre os 20 e os 50 anos. Nesta investigação foram utilizados como instrumentos de medidas, as seguintes medidas: um Questionário sócio-demográfico, um questionário de experiências emocionais (Russell & Carroll); Escala de Emoções Mistas (AES, Carrera & Oceja, 2007); Teste de Positividade (Fredrickson, 2009); Escala de Integração Social e Académica (ISA, Silva; Abrantes, & Duarte (2009) e a Escala de Integração Social no Ensino Superior (EISES, Diniz & Almeida 2005). Concluímos assim que as emoções mistas mais sentidas são alegria e medo, assim como alegria e tristeza. Foi ainda possível concluir que o processo de integração está relacionado com um maior rácio da positividade na frequência do primeiro semestre. pt
dc.description.abstract The objective of the present investigation is to know the emotional experiences that characterize the students of the African Countries with Portuguese as the Official Language while knowing that they are going to enter in the Superior Teaching in Portugal and during the first semester; to check if the emotions felt during the frequency of the first semester are connected with his social and academic integration. The participants were 100 pupils originating from the African Countries with Portuguese as the Official Language in the first year of the superior Portuguese teaching, of different establishments of Superior Teaching, with ages between the 20 and 50 years. In this investigation we used the following measures: a Questionnaire demographic-partner, a questionnaire of emotional experiences (Russell & Carroll); Analogical Emotional Scale (AES, Carrera & Oceja, 2007); Positivity Self-Test (Fredrickson, 2009); Scale of Social and Academic Integration (ISA, Silva, Abrantes, & Duarte, 2009) and the Scale of Social Integration in the Superior Teaching (EISES, Diniz & Almeida 2005). We concluded that the most felt mixed emotions are joy and fear, as well as joy and sadness. It was also possible to conclude that the process of integration is connected with a bigger ratio of the positivity during the frequency of the first semester. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject PSICOLOGIA pt
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt
dc.subject ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS pt
dc.subject INTEGRAÇÃO SOCIAL pt
dc.subject EMOÇÕES pt
dc.subject PALOP pt
dc.subject AES pt
dc.subject TP pt
dc.subject ISA
dc.subject EISES
dc.subject PSYCHOLOGY en
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.subject UNIVERSITY STUDENTS en
dc.subject SOCIAL INTEGRATION en
dc.subject EMOTIONS en
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS pt
dc.subject PORTUGUESE SPEAKING AFRICAN COUNTRIES en
dc.title Emoções mistas: integração social e académica dos alunos provenientes dos PALOP pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View Description
Maria dos Anjos Lopes Semedo.pdf 245.1Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account