A questão da verdade e o desenvolvimento de memórias falsas provenientes de processos associativos

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A questão da verdade e o desenvolvimento de memórias falsas provenientes de processos associativos

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dc.contributor.advisor Carneiro, Maria Paula, orient.
dc.contributor.author Brito, Ana Paula Salgueiro de Bastos Moura Capa de
dc.date.accessioned 2011-06-30T14:06:59Z
dc.date.available 2011-06-30T14:06:59Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1306
dc.description Orientação: Maria Paula Carneiro pt
dc.description.abstract O objectivo desta investigação foi analisar as diferenças relativas à produção de recordações falsas, de acordo com o paradigma de associados convergentes. Foram realizadas experiências, nas quais participaram crianças entre os 4 e os 5 anos e adultos. Como metodologia adoptámos a apresentação de dez listas de palavras associadas a uma palavra não incluída na lista (palavra crítica). A ordem das palavras de cada lista foi manipulada de forma a ser apresentada em sentido decrescente de força associativa (ordem standard) ou em sentido crescente (ordem invertida). A instrução fornecida antes da apresentação das listas foi também manipulada nas crianças de forma a incluir uma condição em que se pedia para as crianças repetirem os primeiros três itens de cada lista com o intuito de aumentar a recordação desses itens (instrução de primazia). A predição inicial foi de que este tipo de manipulação ao aumentar a recordação dos itens mais fortemente associados ao item crítico poderia também levar a um aumento das recordações falsas relativas ao item crítico. Os resultados mostraram que a instrução de primazia não teve efeito na produção de memórias falsas e que, nas crianças o uso de listas invertidas diminuiu o número evocações falsas, não tendo qualquer efeito nos adultos. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre as crianças e os adultos relativamente à produção de memórias falsas. pt
dc.description.abstract The purpose of this investigation was to analyze the differences in the production of false memories, according to the paradigm of converging associates. Experiments were carried out, which involved children between 4 and 5 and adults. The methodology adopted was the presentation of ten lists of words associated with a word not included in the list (critical word). The word order of each list was manipulated so as to be presented in descending order of associative strength (standard order) or an increasing trend (inverted order). The instruction given prior to the presentation of lists was also manipulated, in children, to include a condition in which it was asked children to repeat the first three items in each list in order to increase the recall of these items (primacy' instruction). The initial prediction was that this kind of manipulation witch increase the recall of the items most strongly associated with the critical item could also lead to an increase in false memories relative to the critical item. The results showed that the primacy instruction had no effect on production of false memories and that, in children the use of inverted lists reduced the number of false evocations and has no effect in adults. There were no statistically significant differences between children and adults for the production of false memories. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights closedAccess
dc.subject PSICOLOGIA pt
dc.subject MEMÓRIAS FALSAS pt
dc.subject PARADIGMA DRM pt
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA, ACONSELHAMENTO E PSICOTERAPIAS pt
dc.subject MEMÓRIA pt
dc.subject PSYCHOLOGY en
dc.subject FALSE MEMORIES en
dc.subject DRM PARADIGM en
dc.subject MEMORY en
dc.title A questão da verdade e o desenvolvimento de memórias falsas provenientes de processos associativos pt
dc.type masterThesis pt


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