Trabalhar no grupo e com o grupo: uma estratégia para a inclusão de uma criança com atraso global do desenvolvimento

DSpace/Manakin Repository

Trabalhar no grupo e com o grupo: uma estratégia para a inclusão de uma criança com atraso global do desenvolvimento

Show full item record

Title: Trabalhar no grupo e com o grupo: uma estratégia para a inclusão de uma criança com atraso global do desenvolvimento
Author: Valente, Joana Massa Gancho Monteiro
Abstract: Este projecto de intervenção no âmbito da investigação-acção surgiu perante a problemática de uma criança considerada com necessidades educativas especiais, mais propriamente com um atraso global do desenvolvimento, tendo grandes problemas de socialização com as outras crianças do grupo de A.T.L. a que pertence. Desta forma, o objectivo deste projecto foi conseguir, através de práticas de educação inclusiva e de aprendizagem cooperativa, com a criança e com o grupo, alcançar uma melhor inclusão desta criança no grupo e do grupo com a criança. As técnicas e os instrumentos utilizados para a pesquisa de dados foram: a pesquisa documental, a sociometria, a entrevista e a observação. Todas estas técnicas foram utilizadas conforme as regras dos autores de referência, tal como a análise dos dados retirados da utilização destas técnicas. Com realização deste projecto chegámos à conclusão que através das estratégias que implementámos, nomeadamente a aprendizagem cooperativa, foi possível verificar que a criança em questão conseguiu ultrapassar algumas das suas dificuldades e apesar de o trabalho necessitar de ser continuado, este é o caminho para a sua melhor inclusão.This intervention project under the research-action before the problem arose a child considered having special educational needs, more properly a global development retardation, having serious socialization problems with the other children of the A. T. L. group she belongs to. Thus, the purpose of this project was to obtain through inclusive educational practices and cooperative learning, with the child and the group, to achieve a better inclusion of this child in the group and the group with the child. The technical approach and the instruments used for the data searches were: documental research, social metrics, the interview and observation. All these techniques were used in accordance with rules of the authors of reference, such as the analysis of data acquired from the use of these techniques. With this project we realized that through the inclusion and cooperative learning, could have verified that the child in question was able to overcome some of their difficulties and although the work needs to be continued, this is the best way for their inclusion.
Description: Orientação: Maria Odete Emygdio da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/1550
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
Joana Valente.pdf 5.894Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account