Bullying e bem-estar psicológico em alunos dos 2ºe 3ºciclos do ensino básico e secundário

DSpace/Manakin Repository

Bullying e bem-estar psicológico em alunos dos 2ºe 3ºciclos do ensino básico e secundário

Show simple item record

dc.contributor.advisor Simões, Carlos, orient.
dc.contributor.author Saúde, Ana Catarina Rocha Garganta Correia da
dc.date.accessioned 2012-02-17T19:00:29Z
dc.date.available 2012-02-17T19:00:29Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/1684
dc.description Orientação: Carlos Simões pt
dc.description.abstract A presente investigação incidiu sobre um subtipo de violência, caracterizada por um carácter sistemático, desigualdade de poder e intencionalidade: o Bullying. O estudo deste fenómeno em contexto escolar assume-se preponderante se analisarmos a escola enquanto espaço privilegiado de socialização, educação e transmissão cultural. Importa explorarmos a análise dos comportamentos desviantes, para providenciarmos medidas preventivas. Tendo em conta a incidência deste tipo de comportamentos em contexto escolar, o seu carácter transcultural e as consequências nefastas para o Bem-estar Físico e Psicológico dos diferentes intervenientes, a investigação procurou: descrever as características dos adolescentes envolvidos em condutas de Bullying em função de variáveis sociodemográficas; analisar as associações entre o Bullying e a percepção de Bem-estar Psicológico nos adolescentes; definir modelos preditores para os comportamentos de Bullying em função do Bem-estar Psicológico. Para a avaliação do Bullying foi utilizada a Escala de Vitimação e Agressão Escolar (Cunha, s/d) e para a avaliação do Bem-estar Psicológico a Escala de Bem-estar Psicológico para adolescentes (Bizarro, 1999). A amostra foi constituída por 400 alunos, de ambos os géneros, dos 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário, em escolas portuguesas. Os resultados evidenciam associações significativas entre o Bullying e o Bem-estar Psicológico na adolescência. O Bullying associa-se positivamente às dimensões negativas do Bem-estar Psicológico. Foram encontrados 11 modelos preditores, apresentando-se as Cognições Emocionais e a Ansiedade com maior valor preditivo face os três estatutos de Bullying (agressores, vítimas e observadores). pt
dc.description.abstract This research focuses on a specific form of violence, labeled Bullying that is characterized by pattern of behavior repeated over time, the imbalance of power and the intentionality. The research of Bullying in school context is essential nowadays in particular if you look at school as a privileged space for socialization, education and cultural transmission. It explores the analysis of deviant behavior, so we can apply preventive measures. Given the prevalence of bullying in schools, the fact that it is not an isolated problem unique to specific cultures, and harm that it causes to the Physical and Psychological WellBeing, the aim of this study is to identify the individual characteristics of adolescents involved in bullying behaviors and their association with socio-demographic factors. Another purpose was to evaluate the association between bullying and Psychological Well-Being perception in adolescents. This research also intends to find predictive models of Bullying based on Psychological Well-Being. A School Victimization and Aggression Scale (Cunha, s/d) was used to analyze Bullying behaviors as the Psychological Well-Being Scale for Adolescents (Bizarro, 1999) to evaluate the Psychological Well-Being. This study used a sample of 400 students of both genders, attending to Portuguese middle and high schools (5th, 7th, 9th and 11th grades). The results showed a strong association between Bullying and Psychological WellBeing during the adolescence. Bullying is positively linked with the negative dimension of Psychological Well-Being. Results show 11 different predictive models, in which Emotional Cognitions and Anxiety show more predictive value for all the three different bully status groups (bullies, victims, observers). en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject PSICOLOGIA pt
dc.subject VIOLÊNCIA ESCOLAR pt
dc.subject BULLYING pt
dc.subject BEM-ESTAR PSICOLÓGICO pt
dc.subject ADOLESCÊNCIA pt
dc.subject PSYCHOLOGY en
dc.subject PSYCHOLOGICAL WELL-BEING en
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject SCHOOL VIOLENCE en
dc.subject BULLYING en
dc.subject ADOLESCENCE en
dc.subject ENSINO BÁSICO 2º CICLO pt
dc.subject ENSINO BÁSICO 3º CICLO pt
dc.subject ENSINO SECUNDÁRIO pt
dc.subject PRIMARY EDUCATION en
dc.subject SECONDARY EDUCATION en
dc.title Bullying e bem-estar psicológico em alunos dos 2ºe 3ºciclos do ensino básico e secundário pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Tese_Ana Catarina Saúde.pdf 564.9Kb PDF View/Open
Anexo 1.pdf 48.56Kb PDF View/Open
Anexo 2.pdf 18.70Kb PDF View/Open
Anexo 3.pdf 25.33Kb PDF View/Open
Apêndice I.pdf 24.53Kb PDF View/Open
Apêndices II e III.pdf 19.24Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account