Avaliação escolar no ensino superior de letras: entre o discurso e a prática

DSpace/Manakin Repository

Avaliação escolar no ensino superior de letras: entre o discurso e a prática

Show full item record

Title: Avaliação escolar no ensino superior de letras: entre o discurso e a prática
Author: Silva, Maria do Socorro de Lucena
Abstract: O objeto desta pesquisa é a avaliação da aprendizagem, tendo como foco central a análise dos discursos e práticas dos professores de Cursos de Licenciatura de Letras. Este estudo foi desenvolvido com docentes de duas instituições de ensino superior do interior do estado da Paraíba, localizado no nordeste brasileiro. O objetivo geral deste estudo é: analisar as semelhanças, diferenças e contradições resultantes da comparação entre os discursos e o que se pratica na avaliação da aprendizagem dos professores de Letras do Ensino Superior de uma instituição de ensino superior particular de Patos/PB e os de uma pública de Catolé do Rocha/PB. Esta foi uma pesquisa qualitativa com uma amostra de cinco docentes de cada estabelecimento de ensino superior, somando-se dez ao todo. Foram feitas entrevistas com perguntas abertas e fechadas, cujas respostas tiveram uma análise de conteúdo, e o resultado desta foi confrontado com os dados da observação das práticas de sala de aula dos professores da amostra. Constatou-se que há casos de professores que têm discursos diferentes da sua prática de avaliação da aprendizagem. Há também problemas de interação entre docentes e discentes em relação à avaliação da aprendizagem que aumentam o índice de reprovação do alunado, o que poderia ser evitado. No entanto, de modo geral há um compromisso com a qualidade de ensino dos docentes entrevistados. Os autores e teóricos que inspiraram esta pesquisa foram: Wachowicz (2000), Castanho (2000), Berbel (2001), Sacristán e Gómez (1998), Hoffman (1996 e 2003), Luckesi (1994), Vasconcelos (2000) e Villas Boas (2000), entre outros.The object of this research is the evaluation of th e learning, having as central focus the analysis of the practical speeches and of the profe ssors of Letters Courses. This study was developed with professors of two institutions of su perior education of the interior of the state of the Paraíba, located in north-eastern Brazilian. The general objective of this study is: to analyze the similarities, differences and resultant contradictions of the comparison between the speeches and what it is practiced in the evalua tion of the learning of the teachers of Letters of a privated College of Patos/PB and of a public C ollege of Catolé of the Rocha/PB. This was a qualitative research with a sample of five pr ofessors of each superior educational establishment, adding ten to all. Interviews with o pen and closed questions had been made, whose answers had a content analysis, and the resul t of this was collated with the data of the observations of the practical ones of classroom of the sample teachers. It also has problems of interaction between professors and pupils in relati on to the evaluation of the learning that it increase the index of reprobation of the scholars o ne, what it could be prevented. However, in general way it has a commitment with the quality of education of the interviewed professors. The authors and theoreticians who had inspired this research had been: Wachowicz (2000), (2000), Berbel (2001), Sacristán e Gómez (1998), Ho ffman (1996 e 2003), Luckesi (1994), Vasconcelos (2000) e Villas Boas, among others.
Description: Orientadora: Maria Otília Telles Storni
URI: http://hdl.handle.net/10437/1688
Date: 2010


Files in this item

Files Size Format View
MARIA DO SOCORRO DE LUCENA SILVA.pdf 7.512Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account