A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”

DSpace/Manakin Repository

A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”

Apresentar o registro completo

Título: A Educação faz tudo? Crítica ao pedagogismo na “sociedade da aprendizagem”
Autor: Lima, Licínio C.
Resumo: Os discursos apologéticos acerca das todopoderosas aprendizagem e educação ao longo da vida são reproduzidos em vários documentos de política da União Europeia e de outras agências internacionais. O seu foco é a adaptação funcional dos aprendentes individuais à empregabilidade, flexibilidade e competitividade económica, no quadro da “sociedade da aprendizagem” e da “economia do conhecimento”. Depois de analisar o racional da aprendizagem ao longo da vida, orientada para a aquisição de qualificações e habilidades, o autor conclui que os seus principais argumentos e as suas críticas contra a pedagogia moderna são frequentemente baseados em assunções pedagogistas, de carácter economicista, e em crenças exageradas no poder da educação e da aprendizagem.
URI: http://hdl.handle.net/10437/1779
Data: 2010


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
Lima.pdf 140.0Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta