Qualidade de vida na terceira idade: a psicomotricidade como estratégia de educação em saúde

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Qualidade de vida na terceira idade: a psicomotricidade como estratégia de educação em saúde

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Title: Qualidade de vida na terceira idade: a psicomotricidade como estratégia de educação em saúde
Author: Costa, Mayara Leal Almeida
Abstract: Visando um envelhecimento ativo, a psicomotricidade assume importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões, tais como, preventivas, educativas e reeducativas, proporcionando benefícios biopsicosso ciais, e consequentemente Qualidade de vida. O objetivo desta pesquisa foi investigar se o nível de qualidade de vida da terceira idade é influenciado pelo ensino de exercícios psicomotor es como estratégia de educação em saúde. Tratou3se de um estudo descritivo com abordagem qua ntitativa e delineamento quase experimental apenas com o pós3teste. A amostra foi composta por 40 idosos (20 ativos e 20 inativos), com características biodemográficas seme lhantes. Utilizou3se um formulário biodemográfico, o instrumento WHOQOL3 bref e a escala de Berg . Para tratamento estatístico e formação do banco de dados, foi utilizado o SPSS® 15.0. Os resultados mostraram que os domínios presentes no construto qualidade de vida ( físico, psicológico, relações sociais e ambiental) e a qualidade de vida total apresentaram diferenças estatísticas significantes entre idosos ativos e inativos (p≤0,05), bem como no test e de Berg, que foi favorável aos idosos ativos quanto ao equilíbrio funcional, com uma dife rença de 7,5 da pontuação média e representando menor risco de quedas. Desta forma, c onclui3se que a prática de exercícios psicomotores é indicativa de melhor qualidade de vida.Aiming at an active age, psychomotor plays an important role in promoting health of the elderly through different dimensions, such as preventive, educational and re-educated, providing biopsychosocial benefits, and consequently quality of life. The goal of this research was to investigate the quality of life of the elderly is influenced by the teaching of psychomotor exercises as a strategy for health education. This was a descriptive study with quantitative and quasi experimental with only the post-test. The sample consisted of 40 subjects (20 active and 20 inactive), with characteristics similar biodemographic. We used a form biodemography, the WHOQOL-bref and the scale of Berg. For statistical treatment and training database, we used the SPSS ® 15.0. The results showed that the domains present in the construct quality of life (physical, psychological, social and environmental) and the overall quality of life showed statistically significant differences between active and inactive elderly (p ≤ 0.05) as well as the testing of Berg, which was favorable for active seniors on the functional balance, with a difference of 7.5 and the average scores representing lower risk of falls. Thus, we conclude that the exercise is indicative of psychomotor better quality of life.
Description: Orientação: Leonardo Rocha ; co-orientação: Suenny Fonsêca de Oliveira
URI: http://hdl.handle.net/10437/2230
Date: 2011


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Tese completa.pdf 1.757Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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