Como melhorar os comportamentos comunicativos pragmáticos numa aluna com multideficiência?

DSpace/Manakin Repository

Como melhorar os comportamentos comunicativos pragmáticos numa aluna com multideficiência?

Show full item record

Title: Como melhorar os comportamentos comunicativos pragmáticos numa aluna com multideficiência?
Author: Silva, Maria Noélia Araújo Pereira
Abstract: As necessidades educativas podem ser temporárias ou permanentes, sendo que (i) as temporárias se reportam à adaptação generalizada do currículo ao perfil de funcionalidade do aluno num determinado momento do percurso escolar do aluno e (i) as permanentes que exigem as adaptações do currículo para responder à especificidade do aluno durante a totalidade ou maior parte do seu percurso escolar. Dentro do leque das necessidades educativas especiais de caráter permanente surge a multideficiência. Através deste projeto, assente na metodologia da investigação ação, pretendeu-se aferir metodologias de intervenção que potenciam as capacidades comunicativas de uma aluna multideficiente para fazer pedidos, no contexto escolar onde se encontra inserida, permitindo-lhe uma participação mais ativa nas dinâmicas desenvolvidas com os pares, recorrendo a estratégias e materiais diversificados. Conclui-se que a intervenção potenciou as capacidades da aluna, caminhando-se para uma inclusão cada vez mais plena da aluna no espaço escolar.The educational needs may be temporary or permanent, and (i) relate to the temporary adaptation of the general curriculum to the student profile feature at some point the student's educational background and (i) requiring permanent adaptations to the curriculum respond to specific student for all or most of their school career. Within the range of special educational needs permanent arises multiple disabilities. Through this project, based on action research methodology, we sought to assess intervention methodologies that enhance the communication skills of a student multideficiente to order in the school context where it is inserted, allowing a more ative role in the dynamics developed with pairs, using diverse strategies and materials. It is concluded that the intervention leveraged the capabilities of the student, walking to an ever fuller inclusion of the student in school.
Description: Orientação: Jorge Serrano
URI: http://hdl.handle.net/10437/2701
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
Capa da TESE_convertido-corrigido.pdf 108.3Kb PDF View/Open
Corpo da TESE_convertido.pdf 2.551Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account