Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moinhos?

DSpace/Manakin Repository

Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moinhos?

Apresentar o registro completo

Título: Quando sopram ventos de mudança, o que fazer? Constroem-se muralhas ou moinhos?
Autor: Silva, Fernando Manuel Ferreira Rodrigues
Resumo: Esta comunicação surge em consequência de um trabalho de investigação em andamento com os objetivos centrais de contextualizar as atuais configurações da identidade docente num quadro referencial, onde quer o processo de globalização educacional quer as referências à construção dos saberes profissionais docentes constituem marcas indeléveis para novas formas de construção das identidades profissionais e onde o mal-estar docente se faz cada vez mais sentir. Para a construção dos objetivos já enunciados, o estudo focaliza a construção da identidade dos professores de economia no Ensino Secundário, onde se releva, particularmente, quer o lugar dos saberes nessa construção quer o impacto das atuais políticas educativas nas identidades dos professores. Teoricamente consideram-se como instrumento de análise um estudo em extensão operacionalizado através de um questionário organizado em dimensões, onde para além dos campos relativos à caracterização pessoal e profissional, são considerados os seguintes – o processo de globalização educacional; a construção de identidades profissionais; os saberes profissionais docentes e o ensino da economia no ensino secundário. Objetiva-se nesta comunicação apresentar e refletir sobre alguns resultados preliminares já obtidos. Posteriormente a uma apresentação geral do estudo, expõe-se e reflete-se sobre resultados preliminares, que revelem diferenças relacionadas com as várias opiniões recolhidas dos respondentes. Termina-se explorando possibilidades.
URI: http://hdl.handle.net/10437/2851
Data: 2011


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
QUANDO SOPRAM VENTOS DE MUDANÇA, O QUE FAZER.pdf 45.52Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta