Autoavaliação de um agrupamento : um percurso de melhoria da qualidade de gestão e do serviço educativo da escola

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Autoavaliação de um agrupamento : um percurso de melhoria da qualidade de gestão e do serviço educativo da escola

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Título: Autoavaliação de um agrupamento : um percurso de melhoria da qualidade de gestão e do serviço educativo da escola
Autor: Maio, Manuel Pereira
Resumo: Com o propósito de acompanhar a mudança da sociedade, em Portugal decorre a implementação de várias reformas entre as quais a da Administração Pública. Melhorar o serviço educativo prestado pelas escolas é condição essencial para o aumento da qualificação dos alunos. A Avaliação e a Auto Avaliação (AA) do desempenho da escola tornam-se cada vez mais importantes no sentido de acompanhar e garantir a evolução e o progresso do sistema educativo. Desta forma, torna-se imprescindível uma reflexão sobre os procedimentos desenvolvidos que visam suprir as necessidades das escolas. Este projeto de investigação, no âmbito do Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Administração Escolar, tem como finalidade dar o seu contributo para esse debate, através da apresentação e discussão dos resultados de dois ciclos avaliativos, tendo sido aplicado, o modelo CAF (Common Assessment Framework). Neste sentido, pretendeu-se averiguar de que forma a AA (Auto Avaliação) contribui para o processo global de gestão da escola. Fazendo recurso à metodologia de estudo de caso, num Agrupamento de Escolas no interior do país, utilizou-se o paradigma qualitativo para a recolha de dados. Pela análise dos dados foi possível concluir que a aplicação do primeiro ciclo de avaliação, através do desenvolvimento de processos de melhoria da qualidade de serviço prestado, influenciou o segundo ciclo avaliativo. Esta influência foi evidente na melhoria dos planos de ação para colmatar pontos negativos detetados no ciclo avaliativo anterior contribuindo, consequentemente, para a melhoria do processo de gestão da escola. Desta forma, a experiência adquirida, as alterações introduzidas, a convição dos órgãos de gestão da escola e de quase todas as pessoas que nela exercem a sua atividade permitem concluir que é imprescindível a autorregulação e que a mesma proporcionou benefícios que levaram à melhoria da qualidade de gestão da escola.To keep pace with changes in society, several reforms are being implemented throughout Portugal including in the Public Sector. Improving the educational services provided by the schools is essential for increasing students’ skills. Assessment and Self-Assessment (SA) of school performance has become increasingly important in order to monitor and ensure the development and progress of the educational system. Therefore it is essential to reflect on the procedures developed that aim to meet the needs of schools. This research project, within the Master of Educational Sciences, specialising in School Administration, aims to contribute to this debate by presenting and discussing two evaluation cycles in which the CAF (Common Assessment Framework) model is applied. This model of self-assessment is designed to be used by all public sectors of the European Union. It aims to help organizations understand and utilise techniques of quality management to improve their performance. In this context, we sought to determine how SA (Self-Assessment) contributes to the overall management of schools. Making use of the methodology of case study with a group of schools in the interior of the country, we used the qualitative paradigm for data collection. For data analysis, it was concluded that the application of the first evaluation cycle, through the development of processes to improve the quality of service, influenced the second evaluation cycle. This influence was evident in the improvement of action plans to address negative points detected in the previous evaluation cycle contributing therefore to the improvement of school management. Through the experience gained and amendments introduced, the management bodies of the schools and almost all the people who work there conclude it is essential to allow self-regulation and it provides benefits that lead to improved quality school management.
Descrição: Orientação : Paulo Delgado
URI: http://hdl.handle.net/10437/3065
Data: 2012


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