Os sentimentos de competência dos docentes de Educação Física e a sua percepção sobre a organização da aprendizagem na sala de aula

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Os sentimentos de competência dos docentes de Educação Física e a sua percepção sobre a organização da aprendizagem na sala de aula

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Title: Os sentimentos de competência dos docentes de Educação Física e a sua percepção sobre a organização da aprendizagem na sala de aula
Author: Moita, Hélder Miguel Silva Pereira Rodrigues e
Abstract: Os Professores assumem um papel determinante nas aprendizagens dos alunos, que está fortemente ligada ao sentimento de competência que os mesmos têm. O objectivo deste estudo é investigar se o sentimento de competência dos Professores de Educação Física se relaciona ou não com: a aprendizagem cooperativa, as relações entre o professor e o aluno, a negociação e o ensino cooperativo. A amostra foi constituída por cento e quinze Professores de Educação Física do ensino regular (N=46 Género Feminino e N=69 Género Masculino), dos quais setenta e oito leccionam o 2º e 3ºciclo e trinta e sete o ensino Secundário. Quanto aos instrumentos de recolha de informação foram utilizados dois inquéritos por questionário denominados por: A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A APRENDIZAGEM NA SALA DE AULA (A.S.A. – E.P.A., Leitão, 2012) e a ESCALA DE AUTO-ESTIMA PROFISSIONAL (E.A.P., Leitão, 2012). Neste estudo é possível verificar que os Docentes de Educação Física sentem-se mais competentes e capazes quando percepcionam na sala de aula um ambiente mais cooperativo. A relação professor-aluno é significativa visto que o Professor sente-se mais capaz e competente quando tem uma melhor ligação com os alunos, tal como nos refere Jesus (1996) que considera que um Docente motivado e realizado tende a ter alunos também motivados e activos. No que se refere à Negociação, esta não é sentida pelos Docentes como um factor que influencie o seu sentimento e a capacidade de competência. Por último, no que diz respeito ao ensino cooperativo, os professores sentem-se mais competentes e capazes quando partilham com os colegas várias estratégias de ensino ou feedbacks, mostrando ser importante, na aquisição de competências e capacidade, a ligação com outros profissionais de ensino.Teachers play a key role in student learning, which is strongly linked to feelings of competence that they have. The aim of this study is to investigate whether the sense of competence of Physical Education Teachers is related or not: cooperative learning, the relationship between teacher and student, negotiation and cooperative education. The sample consisted of one hundred and fifteen Physical Education Teachers of regular education (N = 46 Gender Male and Female Gender N = 69), of which seventy-eight teach 2nd and 3rd cycle and thirty-seven Secondary education. As for the instruments of data collection were used two questionnaires called for: PERCEPTIONS OF TEACHERS ON LEARNING IN THE CLASSROOM (ASA - EPA, Leitão, 2012) and SELF-ESTEEM SCALE PROFESSIONAL (EAP Leitão, 2012) . In this study we can see that the Physical Education Teachers feel more competent and capable when they perceive the classroom a more cooperative environment. The teacher-student relationship is significant because the teacher feels more capable and competent when they have a better connection with students, such as in regards Jesus (1996) that considers a Lecturer motivated and accomplished students also tend to be motivated and active. With regard to trading, this is not felt by teachers as a factor that influences their sense of competence and ability. Finally, with regard to cooperative learning, teachers feel more competent and capable when sharing with colleagues several teaching strategies or feedbacks, proving to be important in the acquisition of skills and ability to link with other teaching professionals .
Description: Orientação : Francisco Alberto Ramos Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/3591
Date: 2012


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