Satisfação dos profissionais docentes da escola Conde de Oeiras

DSpace/Manakin Repository

Satisfação dos profissionais docentes da escola Conde de Oeiras

Show full item record

Title: Satisfação dos profissionais docentes da escola Conde de Oeiras
Author: Costa, Nuno Alexandre Morais Freitas
Abstract: O interesse e a escolha do tema satisfação dos profissionais docentes acontece porque a satisfação profissional influencia por um lado o trabalhador ao nível da saúde e bem-estar, e por outro a organização, uma vez que associados à satisfação estão aspectos tão importantes como eficácia, produtividade, clima e abandono. No caso dos professores, o mal-estar vai afectar não só os docentes como também os alunos, influenciando assim negativamente o processo de ensino-aprendizagem. O objectivo deste estudo consiste em identificar quais os factores que contribuem para a satisfação e insatisfação dos professores da Escola Conde de Oeiras, analisando também a influencia de variáveis sócio-demográficas como os anos de experiencia e o ciclo de ensino leccionado. Para tal foram utilizados os seguintes instrumentos: - o Questionário de Satisfação Profissional dos Professores (TJSQ); - e o Questionário de Satisfação Geral no Trabalho. Através dos resultados obtidos é possível concluir que, de uma forma geral os professores desta escola se encontram satisfeitos face à sua actividade profissional e que não a desejam abandonar, no entanto na dimensão recompensas pessoais existe algum mal-estar, confirmando assim a teoria de Herzeberg que afirma, que a insatisfação dos professores decorre de motivos sócio-políticos.The interest and the choice of this theme “Professional satisfaction of teachers” happened because job satisfaction influences, on one side the level of health and well-being of the employee and on the other side the organization, once associated with satisfaction are important aspects such as effectiveness, productivity, climate and abandonment. For teachers, the malaise will affect not only teachers but also students, influencing negatively influencing the process of teaching and learning. The aim of this study is to identify what factors contribute to satisfaction and dissatisfaction of teachers from Escola Conde de Oeiras, also analyzing the influence of socio-demographic variables such as years of teaching experience and cycle of education taught. For this was used the following instruments: - the Questionnaire of Professional satisfaction of the Teachers (TJSQ) – and the Questionnaire of General and Satisfaction at Work. Through the obtained results the conclusion was that, in general the teachers of this school are satisfied regarding his professional work and do not wish to leave, however in the personal rewards area we face some malaise, what confirmed the theory of Herzeberg which states that teachers' dissatisfaction is duo to socio-political reasons.
Description: Orientação : José Brás
URI: http://hdl.handle.net/10437/3661
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View
TESE final Nuno Costa.pdf 658.3Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account