Relações de género a nível de currículo e prática docente

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Relações de género a nível de currículo e prática docente

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Title: Relações de género a nível de currículo e prática docente
Author: Oliveira, Nivalda Mércia de
Abstract: Este trabalho analisa a forma com que é tratado o Currículo a partir da Prática Docente acerca do trabalho em vivência sobre temas relacionados às Relações de Gênero na Escola Estadual de Referência em Ensino Médio de Panelas – Pernambuco - Brasil. Um trabalho situado entre os estudos de Ciências da Educação, onde inicia uma reflexão sobre o conceito de gênero, onde referencia os teóricos Joan Scott, Guacira Louro, Claúdia Vianna, Sandra Unbehaum, Marion Quadros, Branca Alves, Cavaleiro, Michel Foucault, Mary Del Priore, ainda tratou do conceito de Currículo defendidos por Michael Apple, Silva, Lopes, e por fim a discussão de Prática Docente a partir da visão de Arroyo, entre outros. Foi seguido uma relação de estudos acadêmicos acerca de como cuidava-se do tema sobre Relações de Gênero no âmbito escolar ao passar dos tempos, percebendo a pouca vivência de tema de tal importância para formação sociocultural do ser, assim como um apanhado sobre a importância de se ater-se ao currículo da escola para melhor desenvoltura por parte do professor, foram discutidos os vários significados do que venha a ser a formação cultural do ser homem e mulher a partir de uma comparação da sociedade mais antiga até os dias atuais, a importância de incluir no currículo escolar temas como Relações de Gênero e como vinha sendo a prática docente a cerca destes assuntos. A pesquisa teve um caráter qualitativo e quantitativo, desenvolvida em uma escola estadual da cidade de Panelas – Pernambuco, durante os anos de 2011 e 2012. Os dados para a realização empírica foram obtidos por meio de questionários aplicados aos estudantes e por meio de entrevistas junto aos educadores. A grande importância de ater-se aos dados gerados a partir da participação dos sujeitos, deu-se a condição de questionamentos de como estava sendo aplicado o trabalho referente a relações de gênero na escola, sobre a prática docente e como era a vivência do currículo neste ensejo. Desta forma, tento mostrar que os estudos de gênero podem instigar o cidadão a conhecer e compreender a necessidade deste trabalho sobre relações de gênero para a formação cultural do cidadão, e perceber a falta de formação do docente, para que se possa dar o devido valor à construção da educação.This paper analyzes the way in which the curriculum is treated from the practical teaching about work experience on issues related to Gender Relations in state school of Reference in High School Panelas – Pernambuco - Brasil. A job situated between studies of Education, where he began a reflection on the concept of gender, where reference theorists Joan Scott, Guacira Blond, Claudia Vianna, Sandra Unbehaum, Marion Tables, White Alves, Knight, Michel Foucault, Mary Del Priore also addressed the concept of curriculum advocated by Michael Apple, Silva Lopes, and finally a discussion of Teaching Practice from the vision of Arroyo, among others. It was followed by a list of academic studies about how it was thought up the theme of gender relations in the school to spend time, realizing the little experience of such an important issue to be of socio-cultural training, as well as an overview on the importance to abide by the school's curriculum to better resourcefulness on the part of the teacher, discussed the various meanings of what will be the cultural background of a man and woman from a comparison of the older society to the present day, the important to include in the school curriculum topics such as Gender Relations and as had been the practice of teaching about these issues. The research had a qualitative and quantitative character, developed in a state school in the town of Panelas - Pernambuco, during the years 2011 and 2012. The data for the empirical realization were obtained through questionnaires administered to students and through interviews with educators. The great importance of sticking to data generated from the subject's participation, given the condition of questions on how the work was being applied regarding gender relations in school, on the teaching practice and how was the experience of the curriculum this opportunity. Therefore, try to show that gender studies can instigate citizens to know and understand the need for this work on gender relations for the cultural education of the citizen, and realize the lack of training of teachers so that they can give due weight the construction of education.
Description: Orientação : Márcia Karina da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/3815
Date: 2012


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Dissertação de Nivalda Mércia de Oliveira.PDF 1.443Mb PDF View/Open

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