A mídia televisiva e a escola : um olhar sobre a influência de mensagens da TV na vida escolar de adolescentes de Santa Luzia-PB

DSpace/Manakin Repository

A mídia televisiva e a escola : um olhar sobre a influência de mensagens da TV na vida escolar de adolescentes de Santa Luzia-PB

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Óscar Conceição de, orient.
dc.contributor.author Medeiros, Sonia Martins de
dc.date.accessioned 2013-07-12T16:13:57Z
dc.date.available 2013-07-12T16:13:57Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/3843
dc.description Orientação: Óscar Conceição de Sousa pt
dc.description.abstract A presente pesquisa tem como objetivo problematizar e refletir a influência da mídia televisiva no comportamento e na aprendizagem de adolescentes de duas escolas da Zona Urbana de Santa Luzia-PB. A amostra foi selecionada em um universo de oito turmas do 9º ano do ensino fundamental, em 2011. Através de inquéritos por questionários, o estudo apresenta as percepções de 59 estudantes na faixa etária entre 12 e 16 anos de idade e de suas professoras sobre como as informações veiculadas pela mídia televisiva são interpretadas pelos estudantes, quais os efeitos midiáticos no comportamento desses jovens e qual o nível de conscientização da escola frente à aprendizagem paralela proporcionada pela TV. Na análise da pesquisa recorremos a uma abordagem quanti-qualitativa, à análise de conteúdo, que utiliza a unidade de sentido como base de análise. Sob a ótica da interlocução comunicação/educação, o estudo reflete sobre a importância da utilização dos meios de comunicação na escola. Dados teóricos e empíricos comprovaram, assim, que, diante de seu papel significativo na sociedade, a educação atual deve provocar a emancipação do indivíduo tornando-o capaz de atuar como interlocutor crítico dos acontecimentos sociais, de modo a superar todo e qualquer tipo de alienação midiática. pt
dc.description.abstract This research aims to discuss and reflect the influence of television on behavior and learning of adolescents from two schools in the urban area of Santa Luzia-PB. The sample was selected in a universe of eight classes in 9th grade of elementary school in 2011. Through surveys, questionnaires, the study presents the perceptions of 59 students aged between 12 and 16 years of age and their teachers about the information conveyed by the television media are interpreted by students, which effects the media behavior of these youngsters and what level of awareness of school with parallel learning provided by TV. In the analysis of the research we use a quantitative and qualitative approach, content analysis, which uses the sense of unity as a basis for analysis. From the perspective of dialogue communication / education, the study discusses the importance of using the media in school. Theoretical and empirical data confirmed therefore that, before his significant role in society, education must now lead the emancipation of the individual making him capable of acting as interlocutor of critical social events in order to overcome any kind of alienation media. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ADOLESCENTES pt
dc.subject MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL pt
dc.subject TELEVISÃO pt
dc.subject COMUNICAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject ADOLESCENTS en
dc.subject MEDIA en
dc.subject TELEVISION en
dc.subject COMMUNICATION en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject BRAZIL en
dc.title A mídia televisiva e a escola : um olhar sobre a influência de mensagens da TV na vida escolar de adolescentes de Santa Luzia-PB pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
Sónia Martins Dissertação.pdf 1.052Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account