Colaboração entre Agentes Educativos num caso de dificuldades de Aprendizagem Específicas no 1º Ciclo do Ensino Básico

DSpace/Manakin Repository

Colaboração entre Agentes Educativos num caso de dificuldades de Aprendizagem Específicas no 1º Ciclo do Ensino Básico

Apresentar o registro completo

Título: Colaboração entre Agentes Educativos num caso de dificuldades de Aprendizagem Específicas no 1º Ciclo do Ensino Básico
Autor: Crespo, Verónica Gonçalves
Resumo: Nowadays we live in a literate society in which reading and writing skills are highly valued. Currently, the educational interventions seek to involve people from different backgrounds to form multidisciplinary teams. The present case study aimed to analyze the collaboration process between the different members of the context involved in educational intervention regarding the oral language disorders and learning disabilities in reading and writing. Concerning psychological evaluation we used different instruments for data collection. Firstly interview and clinical history where carried out afterwards a semi-structured interviews were prepared in order to obtain information about the performance of the special education team, the special education and children with special needs and learning difficulties in pre-primary and 1st cycle of basic education. The implementation of educational policies at the school where also considered in the case study which revealed difficulties in achieving the educational support for students with these problems.Vivemos numa sociedade alfabetizada em que as competências de leitura e escrita são altamente valorizadas. Atualmente, as intervenções educativas procuram envolver indivíduos provenientes de diferentes contextos formando equipas multidisciplinares. O presente estudo, um estudo de caso, teve como principal objetivo analisar o processo de colaboração entre os elementos dos diferentes contextos envolvidos numa intervenção educativa dirigida às perturbações na linguagem oral e dificuldades de aprendizagem específicas na leitura e na escrita. Para a recolha de dados utilizaram-se diferentes instrumentos de avaliação psicológica, uma entrevista de Anamnese e elaboraram-se entrevistas semi-estruturadas para obter informações sobre a atuação da equipa de educação especial e sobre os apoios educativos aos alunos com necessidades educativas especiais na educação pré-escolar e dificuldades de aprendizagem no 1º ciclo do ensino básico. Analisou-se, também, a implementação de políticas educativas na escola onde decorreu o estudo, revelando dificuldades na consecução dos apoios educativos aos alunos com estas problemáticas.
Descrição: Orientação : Lúcia Neves
URI: http://hdl.handle.net/10437/4056
Data: 2012


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
Tese Mestrado VCrespo 2012.pdf 2.722Mb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta