Uma análise das práticas pedagógicas na educação inclusiva : um estudo de caso

DSpace/Manakin Repository

Uma análise das práticas pedagógicas na educação inclusiva : um estudo de caso

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Rita de Cácia Santos, orient.
dc.contributor.author Menezes, Edjane Alves dos Santos
dc.date.accessioned 2013-11-07T19:29:36Z
dc.date.available 2013-11-07T19:29:36Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4106
dc.description Orientação : Rita de Cácia Santos Souza ; Co-orientação : Maria Odete Emygdio da Silva pt
dc.description.abstract O presente trabalho procura, inicialmente, fazer um breve momento da história da Educação Especial no Brasil, com o interesse de ressaltar a sua evolução. Em seguida, iremos dar ênfase ao perfil do professor na educação inclusiva e às políticas públicas voltadas para esta modalidade de educação. Para dar suporte metodológico à temática, fundamentamos-nos em Mantoan (2002); Carvalho (2008); Mazzota (2005); Mittler (2003); Stainback & Stainback (1999). No que se refere ao método histórico da pesquisa fundamentamos-nos em Minayo (2009), para a utilização das fontes e das técnicas para a realização deste trabalho. Sendo este um estudo de caso, fomos a campo, observamos e registramos fatos de um grupo social, utilizamos entrevistas semiestruturadas com o gestor da escola, professores e pais dos alunos. Consultamos livros, revistas e documentos, além das observações informais, tudo isso com a intenção de esclarecer e fundamentar o nosso trabalho. A instituição onde realizamos esta pesquisa é a Escola Caminho do Saber, que faz parte da rede particular de ensino e atua na perspectiva da educação inclusiva. O seu trabalho de inclusão deu início em 1991, quando pela primeira vez recebeu um aluno com deficiência e desde então vem criando expectativas para a educação inclusiva em Sergipe. Quanto à aprendizagem, a escola trabalha com a exploração das potencialidades dos alunos, de certo que para a perspectiva da inclusão, a instituição precisa fazer algumas adequações para atender a todos os alunos. Quanto ao convívio com as diversidades, a escola se mostra capaz de favorecer um cotidiano saudável, mesmo tendo que enfrentar desafios. O nosso interesse em relação a este trabalho é contribuir para que esta temática possa criar novas expectativas à sociedade e que outras pessoas possam se interessar por este assunto, dando continuidade no que se refere a iniciativas e lutas civis em busca de conquistas de direitos das pessoas com deficiências. Contudo, entendemos que toda mudança provoca anseios e inquietações, mas os desafios na educação são diários, e isto faz com que os professores reflitam e busquem novas estratégias para, juntamente com os alunos, desenvolver um processo de aprendizagem proveitoso. Por fim, mostraremos os resultados da pesquisa e as considerações finais. pt
dc.description.abstract This paper aims, first, a brief history of redemption in Special Education in Brazil, with the interest of emphasizing their evolution. Then we will give emphasis to the profile of the teacher in inclusive education and public policies for such education. To give methodological support to the theme we have considered in Mantoan (2002), Carvalho (2008); Maẓẓota (2005), Mittler (2003), Stainback & Stainback (1999). With regard to the historical method of research we have considered in Minayo (2009), for the use of sources and techniques to accomplish this work. Since this is a case study went to the field, we observed and recorded facts of a particular social group, we used semi-structured interviews with the management of the school, with teachers and parents of students. Consulted books, magazines and documents, in addition to informal observations, all with the intention to clarify and justify our work. The institution where we conducted this research is the Path of Wisdom School, she is part of the private schools and operates from the perspective of inclusive education. Its inclusion work began in 1991 when he first received a disabled student and since then has created expectations for inclusive education in Sergipe. As for learning, the school works with exploiting the potential of students from certain that the prospect of inclusion for the institution needs to make some adjustments to suit all students. As for living with diversity the school shown capable of promoting a healthy daily routine, despite having to face challenges. Our interest in this work is to contribute to this issue could create new expectations of society and that others may be interested in this subject, continuing with regard to initiatives and civil wars of conquest in search of people's rights with disabilities. However, we believe that all change leads to anxieties and worries, but the challenges in education are daily and it makes teachers reflect and seek new strategies to develop students with a useful learning process. Finally, we will show the search results and final considerations. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCAÇÃO ESPECIAL pt
dc.subject SPECIAL EDUCATION en
dc.subject BRASIL pt
dc.subject BRAZIL en
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Uma análise das práticas pedagógicas na educação inclusiva : um estudo de caso pt
dc.type masterThesis pt


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTACÃO_EDJANE ALVES DOS SANTOS MENEZES.pdf 1.198Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account