Relação Pedagógica e (In)Sucesso Escolar em Escolas TEIP, na Perspetiva de Diretores de Escolas e Encarregados de Educação

DSpace/Manakin Repository

Relação Pedagógica e (In)Sucesso Escolar em Escolas TEIP, na Perspetiva de Diretores de Escolas e Encarregados de Educação

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Duarte, José Bernardino, orient. pt
dc.contributor.author Kusese, Juliana da Conceição António
dc.date.accessioned 2014-05-20T13:39:52Z
dc.date.available 2014-05-20T13:39:52Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/4780
dc.description Orientação: José Duarte pt
dc.description.abstract Nesta dissertação refletimos sobre a questão da relação pedagógica entre a escola, professores e a família e do seu contributo para o sucesso escolar dos alunos de escolas TEIP. Para isso, recorremos aos relatórios TEIP, bem como aos vários conceitos em torno desta problemática, realizamos entrevistas a cinco representantes de escolas TEIP e cinquenta inquéritos por questionários a encarregados de educação de alunos das mesmas escolas. A metodologia adotada para a análise dos dados teve carater misto, de natureza qualitativa e quantitativa. A pesquisa pôde analisar as opiniões dos encarregados de educação e da escola, na pessoa do representante, principalmente no que respeita a organização da escola e a qualidade do ensino. Contudo, quanto a relação entre as duas entidades, contrariamente as “ideias fixas” de que esta relação é “tumultuosa”, os resultados da pesquisa demostram que a relação entre a escola e a família é moderada e que os métodos pedagógicos privilegiados nestas escolas são adequados a todos os alunos (os mesmos das escolas não abrangidas pelo Programa TEIP) e eficazes para a concretização dos objetivos do Programa. pt
dc.description.abstract On this thesis, we have reflected over the pedagogic relationship among the school, the teachers and the family and over their contribution towards the scholar success of the students of the TEIP schools. To achieve this, we investigated the TEIP reports, as well as the different concepts around this matter; we interviewed five TEIP school representatives and realized fifty inquiries through questionnaires to people in charge of the pupils of the same schools. The adopted methodology to the figure analysis has had a mixed character of qualitative and quantitative nature. The survey could analyze the opinions of the people in charge of the students and the school through its representative, mainly on what it concerns to the school organization and teaching quality. However, reporting to the relationship between the two entities, against the “settled idea” that this relationship is “tumultuous”, the results of the survey show that this relationship is, in fact, moderate, and that the pedagogic methods that these schools privilege are adequate to all students (the same used by the schools, which are not enclosed by TEIP Program) and efficient to render concrete the Program objectives. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject FAMÍLIA pt
dc.subject RELAÇÃO PEDAGÓGICA pt
dc.subject SUCESSO ESCOLAR pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SCHOOLS en
dc.subject FAMILY en
dc.subject PEDAGOGICAL RELATIONSHIP en
dc.subject SCHOOL SUCCESS en
dc.subject MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO pt
dc.title Relação Pedagógica e (In)Sucesso Escolar em Escolas TEIP, na Perspetiva de Diretores de Escolas e Encarregados de Educação pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201197880


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
TESE COMPLETA COM APENDICES.pdf 1.507Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta