Educação e saúde: a fisioterapia como elemento preventivo da saúde do idoso

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Educação e saúde: a fisioterapia como elemento preventivo da saúde do idoso

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Title: Educação e saúde: a fisioterapia como elemento preventivo da saúde do idoso
Author: Amaral, Marília da Luz Garcia
Abstract: A presente dissertação teve como objetivo geral a análise das concepções de utentes das atividades fisioterapêuticas como uma ferramenta na prevenção à saúde do idoso. Especificamente, buscou-se observar a educação em saúde na fisioterapia como um elemento que ajuda a prevenir doenças, e a melhor qualidade de vida do idoso através de métodos educacionais. Quis-se, ainda, analisar a aplicabilidade da educação em saúde na qualidade de vida das pesquisadas, e avaliar as questões referentes à legislação vigente e que opera acerca da saúde dos indivíduos desta faixa etária. A mesma encontra-se dividida da seguinte maneira: na introdução, delimitou-se o problema e os objetivos. O referencial teórico dedicou-se a entender os conceitos acerca da saúde do idoso, do envelhecimento e da qualidade de vida. No capítulo sobre o enquadramento metodológico, se explanou sobre o tipo de estudo, o universo e amostra. Falou-se, ainda, sobre o instrumento utilizado nesta dissertação, bem como os pressupostos metodológicos que dirigiram a pesquisa hermenêutica. Em seguida, foram descritos os dados colhidos com a pesquisa direta, ou seja, a aplicação dos questionários preenchidos pelas pacientes, bem como a parte qualitativa com entrevistas, onde algumas puderam ter uma opinião mais completa sobre o tema ora abordado. Posteriormente, apresentam-se as considerações finais. Nestas, buscou-se promover a comunhão entre teoria e prática avaliativa.This dissertation aimed to the analysis of the concepts of users of physiotherapy activities as a tool in the prevention of elderly health. Specifically, we sought to observe the health education in physiotherapy as an element that helps prevent diseases, and promotes better quality of life of the elderly through educational methods. Furthermore, analyzing the applicability of health education on quality of life of the elderly researched, and evaluating issues relating to legislation in which operates on the health of individuals in this age group. Such dissertation is divided as follows: in the introduction, issue and objectives were delimited. The theoretical was devoted to understanding the concepts about the health of the elderly, aging and quality of life. In the chapter on the methodological framework, it was expounded on the type of study, the universe and sample. It was also talked about the instrument used in this dissertation, as well as the methodological assumptions that have led the hermeneutic research. Next, it have been described the data collected with the direct search, i.e., the application of questionnaires completed by patients, as well as the qualitative interviews, where some were able to have a more complete view on the discussed subject. Subsequently, we presented the concluding remarks. In these, we sought to promote fellowship between theory and evaluation practice.
Description: Orientação: José Bernardino Duarte ; co-orientação: Otávio Machado L. Mendonça
URI: http://hdl.handle.net/10437/4830
Date: 2013


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DISSERTAÇAO MARILIA BELGICA FINAL_format.pdf 2.347Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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