Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação

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Title: Cidadania e direitos humanos em contexto escolar: perspectivas de formação
Author: Dantas, Claudivania Conceição Lima
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar direitos humanos e cidadania a partir da concepção de professores do Ensino Fundamental em duas escolas da rede pública no município de Aracaju/SE. A metodologia se baseou na pesquisa de campo, de caráter descritivo e abordagem quanti-qualitativa, utilizando-se de questionário e entrevistas como instrumentos para coleta de dados, tendo em vista os mesmos permitirem, ao pesquisador, uma informação mais precisa do que se pretende investigar, além de abranger um maior contingente de sujeitos. Participaram, voluntariamente, desse processo, 33 docentes do Ensino Fundamental, os quais narraram acerca de suas concepções sobre cidadania e direitos humanos, que se apresentam mistificadas e, por vezes, contraditórias. Os resultados do trabalho mostram que, embora os professores afirmem a função da escola como principal agente formador da cidadania, este processo educativo muitas vezes não se consolida em razão deles mesmos não construírem um real significado para o conceito, sem assumirem suas próprias condições de sujeitos de direitos. Verifica-se também, interesse plausível dos professores na discussão e aprofundamento da temática, fazendo-se necessário o estabelecimento de um espaço e tempo apropriados à discussão, quando então poderão construir uma significação que contemple suas expectativas. No educar para cidadania e direitos humanos, mais importantes que os conteúdos ministrados, são as atitudes e a postura de todos os envolvidos na educação. Assim, entendida como um direito humano, a educação permite que os docentes contribuam para a transformação das relações na escola e das relações sociais vigentes.The objective of this study was to examine human rights and citizenship from the design of elementary school teachers in two public schools in the city of Aracaju / SE. The methodology was based on field research and descriptive and quantitative and qualitative approach, using questionnaires and interviews as instruments for data collection, given the same permit, the researcher, more precise information than you want to investigate and covers a larger number of subjects. Participated voluntarily in this process, 33 elementary school teachers, who narrated about his views on citizenship and human rights, which have mystified and sometimes contradictory. The results of the study show that while the teachers claim the school's function as the main agent of citizenship trainer, this education process is often not consolidated because they do not build them a real meaning to the concept, without taking their own terms of subject of rights. It is also plausible interest of teachers and deepening the discussion of the issue, making it necessary to establish an appropriate space and time for discussion, when he can build a meaning that covers your expectations. In educating for citizenship and human rights more important than the content taught, are the attitudes and the attitude of everyone involved in education. Thus, understood as a human right, education allows teachers to contribute to the transformation of relationships in school and of current social relations.
Description: Orientador: Ada Augusta Bezerra Celestino ; co-orientadora: Alcina Manuela de Oliveira Martins
URI: http://hdl.handle.net/10437/4854
Date: 2013


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Dissertação.pdf 702.6Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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