A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?

DSpace/Manakin Repository

A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?

Apresentar o registro completo

Título: A Administração Escolar : racionalidade ou racionalidades?
Autor: Carvalho, Maria João de
Resumo: Os pressupostos a que se encontra vinculada a administração escolar, a mesma adoptada pela administração empresarial, constitui-se como factor decisivo para a situação de crise de racionalidade, de motivação e de legitimidade em que aquela se encontra. A produtividade e a eficiência, pressupostos que a racionalidade instrumental integra, não tem permitido que os actores educativos se constituam enquanto sujeitos democráticos e, por isso, tem impedido que se convertam em sujeitos de acção. As práticas dos directores escolares e as condições a que estão sujeitos parecem não favorecer o aparecimento de uma racionalidade democrática e emancipatória. Torna-se, por isso, necessário a emergência de uma racionalidade enformada pela crítica, pelo diálogo intersubjectivo e que reconheça, tanto a importância dos meios como dos fins na tentativa de perscrutarmos a verdade de que ambos os elementos se revestem.
URI: http://hdl.handle.net/10437/4871
Data: 2013


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
A Administração Escolar.pdf 107.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro completo

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta