As perceções dos alunos face à escola, à educação física e aos comportamentos de ensino do professor em função do índice de massa corporal

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As perceções dos alunos face à escola, à educação física e aos comportamentos de ensino do professor em função do índice de massa corporal

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Title: As perceções dos alunos face à escola, à educação física e aos comportamentos de ensino do professor em função do índice de massa corporal
Author: Silvério, Catarina Moreira Cravo Vicente
Abstract: O presente estudo pretende analisar o que os alunos pensam sobre a escola, a disciplina de Educação Física e os comportamentos do professor, no que se refere ao Clima, Gestão/Organização, Instrução e Disciplina, segundo a variável independente IMC. Trata-se de um estudo cuja amostra foi constituída por 478 alunos, 225 raparigas e 251 rapazes, do 2º ciclo (79 alunos), 3º ciclo (197) e Secundário (202) de duas escolas na área de Lisboa. Como instrumentos de trabalho para o desenvolvimento do nosso estudo utilizámos o método de questionário e o tratamento de dados: Estatística descritiva, ANOVA a um factor e Teste de Kruskal-Wallis (Nível de significância p<0.05). As conclusões do estudo indicaram que: - Os alunos apresentaram uma atitude positiva relativamente à escola e à disciplina de Educação Física. - Os alunos classificados com “Magreza” e “Obesidade” são os que atribuem mais importância à disciplina de EF no âmbito da sua formação geral. - Alunos com diferentes Índices de Massa Corporal não percecionam de maneira diferente os comportamentos de ensino dos professores dentro de cada uma das dimensões estudadas.The purposes of this study were as following: analyze what tudents think about school, Physical Education and the teacher’s behaviors of Enviorment, Manegement/Organization, Instruction and Discipline, according to the independent variable BMI. This is a study whose sample consisted of 478 students, 225 girls and 251 boys, 2nd cycle (79 students), 3rd cycle (197) and Secondary (202) from two schools in the Lisbon area. As working tools for the development of our study, we used the method of questionnaire and data processing: Descriptive statistics, ANOVA one factor and Kruskal-Wallis (Significance level of P <0.05). Findings pointed out: - Students had a positive attitude towards school and Physical Education. - Students classified as "thinness" and "obesity" are those who give more importance to Physical Education under their general education. - Students with different BMIs not perceive differently the teaching behaviors of teachers within each of the dimensions studied.
Description: Orientação:Francisco Alberto Arruda Carreiro da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/4915
Date: 2013


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Tese de Mestrado Catarina Silverio.pdf 2.798Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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