A Biblioteca Universitária como espaço de aprendizagem : Biblioteca Setorial do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - estudo de caso

DSpace/Manakin Repository

A Biblioteca Universitária como espaço de aprendizagem : Biblioteca Setorial do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - estudo de caso

Show full item record

Title: A Biblioteca Universitária como espaço de aprendizagem : Biblioteca Setorial do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - estudo de caso
Author: Santos, Cecília Isabel dos
Abstract: O objetivo desta investigação assenta na análise do uso dos serviços oferecidos pela Biblioteca Setorial do Departamento de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, tendo em vista o nível de percepção dos alunos do primeiro e nono períodos do curso de Odontologia e a contribuição dada pela biblioteca para a formação dos mesmos. Trata-se de uma pesquisa de natureza exploratória descritiva, caracterizando-se como um estudo de caso, utilizando como instrumento de análise um questionário validado e adaptado, que se aplicou a 68 alunos do referido curso. A análise quantitativa dos dados obtidos efetuou-se com recurso ao programa estatístico SPSS 17.0, enquanto que as questões abertas foram analisadas qualitativamente tendo como base os princípios estabelecidos por Bardin, para a análise de conteúdo. Este trabalho revela que os produtos e serviços disponibilizados pela BSO aos alunos do Curso de Odontologia da UFRN estão sendo subutilizados devido à simples falta de conhecimento de sua existência. Fato este comprovado na fala dos alunos que relatam o desconhecimento sobre alguns serviços e o pouco estimulo do professor acerca dos serviços prestados, apesar dos mesmos indicarem como sendo um espaço importante no processo de ensino- aprendizagem. Neste processo, foi percebido como solução possível o trabalho de reconhecimento da infraestrutura, divulgação dos produtos e serviços de que estes alunos poderão fazer uso, durante sua formação acadêmica.This investigation’s objective relates to analyzing the use of services offered by Dentistry Department Library of Rio Grande do Norte Federal University (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN), considering first and ninth grade Dentistry students’ level of perception and the contribution offered by the library to their training. This is a descriptive, exploratory research, a case study which makes use of an adapted and validated questionnaire which was applied to 68 Dentistry students for an analysis instrument. The quantitative data was accomplished through the statistics program SPSS 17.0, while the open questions were qualitatively analyzed through Bardin’s principles to content analysis. This work reveals that the products and services offered by the Dentistry Department Library have been underutilized simply because of UFRN Dentistry students’ not knowing about their existence. Such fact is confirmed in students’ speech, who claimed lack of knowledge of some services and little stimulus from the teacher towards library’s resources, though students themselves acknowledge library as an important space in the process of teaching and learning. In this research process a possible solution found was a presentation of infrastructure and publicizing the products and services which will be available to students during their academic training.
Description: Orientação : Gisélia Maria Martins Felício
URI: http://hdl.handle.net/10437/5404
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
CECILIADissertacao16maio_corrigida_finalizada.pdf 1.184Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account