A identidade e a integridade são preditores da motivação moral? Estudo em adolescentes

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A identidade e a integridade são preditores da motivação moral? Estudo em adolescentes

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Título: A identidade e a integridade são preditores da motivação moral? Estudo em adolescentes
Autor: Marques, Ana Gonçalves
Resumo: Com o objectivo de analisar os factores que induzem o comportamento moral, apoiámo-nos nas teorias psicológicas que salientam a importância do papel das emoções, da identidade e da integridade na motivação para a acção moral. Assim, definimos a existência de diferenças individuais na motivação moral, e elegemos a identidade e a integridade como variáveis que podem estar associadas à motivação moral, avaliada pela consciência moral e pela intensidade das emoções atribuídas aos transgressores. Participaram no presente estudo 95 adolescentes, com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos (M = 16,65; Dp = 1,15), 51 do género feminino e 44 do género masculino. Para avaliar a motivação moral, a identidade e a integridade, utilizámos a PMAM, PIES e IS, respectivamente. Os resultados confirmaram a existência de diferenças individuais na consciência moral e na atribuição de emoções e, igualmente, uma relação entre ambas. As emoções atribuídas variam claramente em função do tipo de avaliação, consciência moral, mais negativa para a avaliação das condutas como transgressão, sendo a não transgressão a que aparece associada às emoções mais positivas. A integridade aparece associada a ambas as medidas enquanto a identidade apenas está associada à atribuição de emoções. A integridade é a única variável preditora da atribuição emocional. Estes resultados confirmam o papel das variáveis de self na motivação moral.In order to analyze the factors which induce moral behavior, we rely on psychological theories that emphasize the importance of emotions, identity and integrity for moral action. Thus, we define the existence of individual differences in moral motivation, and elect identity and integrity as variables possibly associated with moral motivation, assessed by moral conscience and intensity of emotions attributed to offenders. In the study participated 95 adolescents with aged between 15 and 18 years (M = 16,65, SD = 1,15), 51 female and 44 were male. To evaluate moral motivation, identity and integrity, we used PMAM, PIES and IS, respectively. The results confirmed the existence of individual differences in moral conscience and attribution of emotions and also a relationship between them. Emotions assigned clearly vary in a pattern which is dependent of the type of evaluation, more negative for the evaluation of the conducts as transgression, and more positives with evaluation of no transgression. Integrity was associated with both measures of moral motivation while identity is only associated with attribution of emotions. Integrity is the predictor variable of emotional attribution. These results confirm the role of self variables in moral motivation.
Descrição: Orientação: Jorge Ferreira
URI: http://hdl.handle.net/10437/5647
Data: 2014


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