A configuração evenemencial da publicidade

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A configuração evenemencial da publicidade

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dc.contributor.author Mateus, Samuel
dc.date.accessioned 2015-02-26T13:52:39Z
dc.date.available 2015-02-26T13:52:39Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.issn 1645-2585
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6059
dc.description.abstract Na produção do socialmente notável, isto é, do acontecimento, há o envolvimento de uma dimensão colectiva irrefutável.Com efeito, o acontecimento é algo que se posta do lado do extraordinário e do socialmente pertinente assumindo contornos imediatamente públicos. E a sociedade estabelece-se a partir da sua encenação em acontecimentos públicos – na dupla articulação de ocorrências tornadas comuns e ocorrências fazedoras de mais publicidade. Há, pois, uma relação estreita entre a realização eventiva das sociedades e a realização pública, isto é, entre o acontecer e o fazer acontecer da sociedade. O acontecimento é uma construção em continuidade, sempre inconclusiva porque sempre irrepetível, espécie de acontecimento singular tornado regra que a sociedade se obriga a recuperar através do seu princípio público. Deste ponto de vista, o acontecimento, enquanto categoria genérica de recorte público dos eventos, é um acontecimento-rito, uma prática que as sociedades cultivam como método primário de organização da sua experiência. Procura-se, nesta reflexão, ponderar a relação entre publicidade e acontecimento inserindo-a numa perspectiva religiosa e moral das sociedades. Trata-se, então, de inverter o privilégio da análise: concentrarmo-nos, não no ajuste público do acontecimento mas na própria configuração eventiva da publicidade. pt
dc.description.abstract The production of the socially remarkable – the event – implies a central collective dimension. The event is always an extraordinary social occurrence gaining, therefore, a public shape. And society is staged in public events – in the double sense of shared occurrences and occurrences that demand more publicity. There is, thus, a close association between society’s eventful outline and publicness, between the happening and make it happen of society. The event is a work in progress, always unfinished because always unrepeatable, some sort of singular event that has become a rule and that society has to constantly publicly rehabilitate. From this point-of-view, the event is a ritual, a practice society holds in order to organize its experience. In this paper we assess the relation between publicness and event through a religious and moral perspective. We will invert the analysis’ axis: we will focus, not in the public quality of events but in the very (and literally) eventful character of publicness. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher Edições Universitárias Lusófonas
dc.rights openAccess
dc.rights openAccess
dc.subject COMUNICAÇÃO pt
dc.subject EVENTOS pt
dc.subject PUBLICIDADE pt
dc.subject RELIGIÃO pt
dc.subject SOCIEDADE pt
dc.subject SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO pt
dc.subject COMMUNICATION en
dc.subject EVENTS en
dc.subject ADVERTISING en
dc.subject RELIGION en
dc.subject SOCIETY en
dc.subject SOCIOLOGY OF COMMUNICATION en
dc.title A configuração evenemencial da publicidade pt
dc.type article pt


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samuel M.pdf 169.7Kb PDF View/Open Artigo

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