Será que a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de Educação Física está associada à satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas?

DSpace/Manakin Repository

Será que a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de Educação Física está associada à satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas?

Show full item record

Title: Será que a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de Educação Física está associada à satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas?
Author: Martins, Catarina Machado
Abstract: Introdução: A forma como os professores de Educação Física (EF) intervêm nas suas aulas pode ter implicações cruciais na motivação dos alunos e seus precursores motivacionais (i.e., necessidades psicológicas básicas). Tendo por base a Teoria da Autodeterminação, este estudo teve como objetivo a análise da associação entre a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de EF e a satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas. Métodos: Neste estudo participaram 1458 alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário de várias escolas da zona de Lisboa, com idades compreendidas entre os 11 e os 26 anos. A perceção das estratégias utilizadas pelos professores e a satisfação/frustração das necessidades básicas foram avaliadas através de questionários. Resultados: Os resultados deste estudo sugerem uma associação positiva entre a perceção que os alunos têm do uso de estratégias de apoio às necessidades psicológicas básicas e a satisfação das suas necessidades básicas e uma associação negativa com a frustração das suas necessidades básicas. Adicionalmente, sugerem a existência de uma associação positiva da perceção que os alunos têm da utilização de estratégias controladoras, tanto com a satisfação das suas necessidades psicológicas básicas, como com a frustração das suas necessidades psicológicas básicas. Conclusões: A perceção do tipo de estratégias motivacionais utilizadas pelos professores nas aulas de EF parece assumir um papel fundamental na satisfação/frustração das necessidades psicológicas básicas dos alunos. Os professores devem ter em conta este aspeto quando ponderam o tipo de estratégias a utilizar nas aulas.Overview: How Physical Education (PE) teachers organize their lessons have crucial implications on students’ motivations and motivational predecessor (i.e., basic psychological needs). Based on the Self-Determination Theory, this study aimed to analyze the association between the perception that students have of motivational strategies employed by PE teachers and their satisfaction/frustration of the three basic psychological needs. Methods: A total of 1458 students, from the 3rd Cycle and Secondary Education, from several schools in the Lisbon area, aged 11 to 26 years, participated in this study. Students’ perception of the strategies used by PE teachers and of basic psychological needs’ satisfaction/frustration were assessed through questionnaires. Results: Results suggest a positive association between students’ perception of the use of need-supportive strategies by their PE teacher and their own needs’ satisfaction; in contrast, a negative association with the frustration of their needs was observed. Additionally, results suggest the existence of a positive association of students’ perception of the use of controlling strategies by their PE teacher with both the satisfaction and frustration of their basic psychological needs. Conclusions: The perception of the type of motivational strategies used by teachers in PE classes seems to play a key role in the satisfaction/frustration of the basic psychological needs of students. PE Teachers, when selecting the kind of strategies they will use in classes, should consider these findings.
Description: Orientação: Eliana Cristina Veiga Carraça
URI: http://hdl.handle.net/10437/6144
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View Description
catarinamartins_21204926_6-12-2014_EVC - Final.pdf 1.040Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account