Será que a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de Educação Física está associada à satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas?

DSpace/Manakin Repository

Será que a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de Educação Física está associada à satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas?

Show simple item record

dc.contributor.advisor Carraça, Eliana Cristina Veiga, orient.
dc.contributor.author Martins, Catarina Machado
dc.date.accessioned 2015-03-13T11:39:22Z
dc.date.available 2015-03-13T11:39:22Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6144
dc.description Orientação: Eliana Cristina Veiga Carraça pt
dc.description.abstract Introdução: A forma como os professores de Educação Física (EF) intervêm nas suas aulas pode ter implicações cruciais na motivação dos alunos e seus precursores motivacionais (i.e., necessidades psicológicas básicas). Tendo por base a Teoria da Autodeterminação, este estudo teve como objetivo a análise da associação entre a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de EF e a satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas. Métodos: Neste estudo participaram 1458 alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário de várias escolas da zona de Lisboa, com idades compreendidas entre os 11 e os 26 anos. A perceção das estratégias utilizadas pelos professores e a satisfação/frustração das necessidades básicas foram avaliadas através de questionários. Resultados: Os resultados deste estudo sugerem uma associação positiva entre a perceção que os alunos têm do uso de estratégias de apoio às necessidades psicológicas básicas e a satisfação das suas necessidades básicas e uma associação negativa com a frustração das suas necessidades básicas. Adicionalmente, sugerem a existência de uma associação positiva da perceção que os alunos têm da utilização de estratégias controladoras, tanto com a satisfação das suas necessidades psicológicas básicas, como com a frustração das suas necessidades psicológicas básicas. Conclusões: A perceção do tipo de estratégias motivacionais utilizadas pelos professores nas aulas de EF parece assumir um papel fundamental na satisfação/frustração das necessidades psicológicas básicas dos alunos. Os professores devem ter em conta este aspeto quando ponderam o tipo de estratégias a utilizar nas aulas. pt
dc.description.abstract Overview: How Physical Education (PE) teachers organize their lessons have crucial implications on students’ motivations and motivational predecessor (i.e., basic psychological needs). Based on the Self-Determination Theory, this study aimed to analyze the association between the perception that students have of motivational strategies employed by PE teachers and their satisfaction/frustration of the three basic psychological needs. Methods: A total of 1458 students, from the 3rd Cycle and Secondary Education, from several schools in the Lisbon area, aged 11 to 26 years, participated in this study. Students’ perception of the strategies used by PE teachers and of basic psychological needs’ satisfaction/frustration were assessed through questionnaires. Results: Results suggest a positive association between students’ perception of the use of need-supportive strategies by their PE teacher and their own needs’ satisfaction; in contrast, a negative association with the frustration of their needs was observed. Additionally, results suggest the existence of a positive association of students’ perception of the use of controlling strategies by their PE teacher with both the satisfaction and frustration of their basic psychological needs. Conclusions: The perception of the type of motivational strategies used by teachers in PE classes seems to play a key role in the satisfaction/frustration of the basic psychological needs of students. PE Teachers, when selecting the kind of strategies they will use in classes, should consider these findings. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject NECESSIDADES PSICOLÓGICAS pt
dc.subject MOTIVAÇÃO pt
dc.subject TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO pt
dc.subject ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS pt
dc.subject PHYSICAL EDUCATION en
dc.subject PSYCHOLOGICAL NEEDS en
dc.subject MOTIVATION en
dc.subject SELF-DETERMINATION THEORY en
dc.subject PEDAGOGICAL STRATEGIES en
dc.title Será que a perceção que os alunos têm das estratégias motivacionais empregues pelos professores de Educação Física está associada à satisfação/frustração das suas necessidades psicológicas básicas? pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201275295


Files in this item

Files Size Format View Description
catarinamartins_21204926_6-12-2014_EVC - Final.pdf 1.040Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account