Ser professor em tempos de crise de identidade e mal-estar docente : as autorrepresentações de professores de uma escola pública de Garanhuns, PE – Brasil

DSpace/Manakin Repository

Ser professor em tempos de crise de identidade e mal-estar docente : as autorrepresentações de professores de uma escola pública de Garanhuns, PE – Brasil

Show full item record

Title: Ser professor em tempos de crise de identidade e mal-estar docente : as autorrepresentações de professores de uma escola pública de Garanhuns, PE – Brasil
Author: Rodrigues, Sirlande do Carmo
Abstract: Nas últimas décadas, com as diversas mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no mundo as expectativas socias sobre a docência têm crescido e cobra-se dos professores que desempenhem novos e diferentes papéis no seio da escola. Diante disso, observa-se uma grande inquietação, tensão e mal-estar no exercício da docência, gerando crises de identidade entre os professores. Em razão disso, o objetivo central da presente investigação versa buscar compreender as autorrepresentações que os professores têm acerca de si mesmos e do trabalho que desempenham nesse contexto de crise de identidade e de mal-estar docente, embasando-nos na Teoria das Representações Sociais. As questões da pesquisa incidiram sobre a identificação dos fatores causadores do mal-estar docente e a compreensão das concepções de profissionalismo e profissionalidade na construção da identidade do professor. Trata-se de um estudo quali-quantitativo, no qual optamos por fazer um mapeamento estatístico do absenteísmo e adoecimento dos professores e de uma entrevista semiestruturada. Para o tratamento dos dados quantitativos, recorremos ao Teste Qui-Quadrado para a comparação de proporção. A Análise do Discurso (AD) foi a técnica escolhida para tratarmos dos dados coletados nas entrevistas. Concluímos que as autorrepresentações dos professores são resultantes das representações sociais que estão presentes em seu contexto social acerca da profissão docente. Assim, o professor sente-se desvalorizado social e economicamente, pressionado a desenvolver novas funções para as quais não foi preparado, além da burocracia exigida cada vez mais pela profissão. O mal-estar, portanto, é uma realidade preocupante e tem levado muitos professores ao adoecimento e ao afastamento da função.In the last decades, with several political, economic and social changes that happened in the world, the social expectations about teaching have grown, and teachers are expected to take new and different roles amongst the school environment. Because of this, great tension and indisposition are growing among teachers, resulting in identity crisis among them. For that reason, the goal of the current investigation is to understand the self-representations of the teachers about themselves and the work they perform in this context of identity crisis and teaching indisposition, basing ourselves in the Theory of the Social Representations. The questions of this research were towards the reason of such teaching indisposition and the understanding of the conceptions of professionalism in the construction of teacher's identity. It is a quality-quantitative study, in which we chose to make a statistic mapping of absenteeism and illness of teachers and a semi-structured interview. For the treatment of the quantity data, we resorted to the Qui-Quarter Test for the proportion comparison. The Speech Analysis (SA) was the chosen technique to treat the date retrieved from the interviews. We concluded that the self-representations from the teachers are a result of the social representations that are present amongst their social context of the teaching profession. Thus, the teacher feels himself devalued socially and economically, pressured to develop new functions, for whom he was not prepared, besides the growing bureaucracy demanded by the profession. Therefore, the discomfort is a disturbing reality that has led many teachers to illness and function removal.
Description: Orientação : Rosa Maria Serradas Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/6186
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
Sirlande_Rodrigues_final.pdf 1.908Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account