A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores

DSpace/Manakin Repository

A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Bettencourt, Maria Beatriz Gomes, orient.
dc.contributor.author Lourenço, José Augusto Araújo
dc.date.accessioned 2015-03-27T14:58:04Z
dc.date.available 2015-03-27T14:58:04Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6204
dc.description Orientação: Maria Beatriz Gomes Bettencourt  pt
dc.description.abstract O presente trabalho tem por objeto a liderança das escolas públicas em Portugal, área que alcança, no primeiro ciclo da avaliação externa, 33,8% de classificações de Muito Bom, quando o domínio dos Resultados obtém 8,1% das referidas classificações. Com base nas classificações do primeiro ciclo de avaliação externa das escolas e pela aplicação do questionário Leadership Practices Inventory - Observer, procurou-se, à luz da investigação científica relativa à liderança e à eficácia das escolas, compreender o significado das classificações atribuídas e investigar as perceções dos professores relativamente às práticas de liderança das direções escolares avaliadas com Suficiente e com Muito Bom. O estudo quantitativo envolveu 127 professores de 13 escolas da região de Lisboa e Vale do Tejo. Os resultados do estudo empírico demonstraram a existência de diferenças estatisticamente significativas entre a perceção dos professores das escolas avaliadas com Suficiente e com Muito Bom, sendo que os valores obtidos são inferiores aos valores médios de referência e que os comportamentos que induzem à autoavaliação e à agregação de todos em torno de uma visão comum são os menos percecionados. Destes resultados pode-se inferir que a avaliação externa, através da classificação atribuída, tende a reconhecer, nos dois tipos de casos estudados, os líderes que, de acordo com a perceção dos professores, manifestam com mais frequência comportamentos de liderança transformacional; contudo, podemos também afirmar que o perfil dos líderes escolares traçado pelos professores se define mais pelo respeito e liberdade de ação que proporcionam aos professores do que pelas suas características transformacionais. pt
dc.description.abstract This study is about the leadership of the Portuguese public schools. At the end of the first cycle of external school evaluation, the Leadership domain obtains a Very Good rating in 33.8% of the cases, while the Results domain only obtains this rating in 8.1%. Based on the scientific research in leadership and school effectiveness and by the use of the Leadership Practices Inventory - Observer questionnaire, we tried to understand the meaning of the given ratings and what are the teachers’ perceptions concerning the leadership practices of the school boards rated with Satisfactory and Very Good. The quantitative study involved 127 teachers from 13 different schools of the Lisbon and Tajo valley region. The results of the empirical study showed the existence of statistically significant differences among the teachers’ perception of the boards rated with Satisfactory and Very Good. However, the obtained values are lower than the reference values, especially concerning the behaviours of self-evaluation and promoting shared values, which are the behaviours less perceived. From these results, in both types of cases studied, we can infer that the external evaluation tends to recognize the leaders that, according to the teachers perception, demonstrate transformational leadership behaviours more frequently; however, we can also state that the leaders profile drawn by teachers is defined mainly by the respect and freedom of action they allow teachers, rather than their transformational characteristics. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO, ACOMPANHAMENTO E REGULAÇÃO DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject LIDERANÇA pt
dc.subject MEIO ESCOLAR pt
dc.subject AVALIAÇÃO DE ESCOLAS pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject LEADERSHIP en
dc.subject SCHOOL ENVIRONMENT en
dc.subject SCHOOLS EVALUATION en
dc.subject TEACHERS en
dc.subject PERFORMANCE EVALUATION en
dc.title A liderança das escolas: avaliação externa e perceções dos professores pt
dc.type masterThesis pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
José Lourenço - ... ceções dos professores.pdf 1.744Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta