Colégio Santa Mônica: uma porta aberta para o Ensino Superior

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Title: Colégio Santa Mônica: uma porta aberta para o Ensino Superior
Author: Almeida, José Robson de
Abstract: Ao longo da história do homem, tem-se verificado que as diferenças sociais têm gerado problemas no tecido urbano e rural. Muitos estudiosos acreditam que diferenças como essas podem e devem ser reduzidas a números menos alarmantes através da formação educativa. Nesta dissertação, propomo-nos a estudar o Colégio Santa Mônica, Unidade Bonsucesso, que foi fundado em 1937. Está localizado próximo aos Complexos do Alemão, Jacaré e da Maré, áreas cujos moradores vêm travando uma guerra urbana e social que tem influenciado a formação dos jovens residentes, tanto dentro quanto fora dessas ilhas dicotômicas. Paradoxos como esses estão no cotidiano contemporâneo, mas que exigem soluções criativas, concretas e eficientes que deem aos jovens sua liberdade da escravidão cultural e social, imposta ao meio em que vivem. A Pesquisa desenvolvida recorre a documentos, imagens e dados obtidos em jornais, relatórios de acompanhamento e calendários usando, como fonte principal, a instituição. Os resultados obtidos sinalizam uma gestão competente que norteia princípios aos seus discentes, através de uma formação humana, esportiva e acadêmica de qualidade, a ingressarem em uma universidade com prestígio, evidenciando os fatores e protagonistas predominantes no papel educativo, traçado pelos e para os atores que vivenciam no Rio de Janeiro, uma dicotomia antropológica.In mankind's long history, it has been established that social differences have created difficulties in humanity's urban and social fabric. Many researchers believe these social differences can and should be reduced to less alarming numbers through the educational process. In this thesis, we propose to study the Santa Mônica School, Bonsuccesso unit, founded in 1937. It is located near the Alemão, Jacaré, and Maré complexes, whose occupants have been fighting an urban and social war that has influenced the education of the young residents, both inside and outside these dichotomous groups. These paradoxes are common in contemporary daily life, but require creative, concrete, and efficient solutions that liberate youth from the cultural and social bondage imposed on the way they live. The research utilizes documents, images, and data obtained from newspapers, firsthand accounts, and agendas from the institution as the primary sources. The results obtained indicate that the guiding principles of competent management and quality training of human beings in academics and athletics facilitated entrance into high quality universities as seen by the predominate factors and leaders in the educational field, tracked for and by the individuals that experienced this anthropologic dichotomy in Rio de Janeiro.
Description: Orientação: Maria Neves Gonçalves
URI: http://hdl.handle.net/10437/6358
Date: 2015


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JOSÉ ROBSON - f.pdf 6.670Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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