Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação

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Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação

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Title: Investigação Narrativa : construindo novos sentidos na pesquisa qualitativa em educação
Author: Rodrigues, Nara Caetano; Toledo Prado, Guilherme do Val
Abstract: A produção de conhecimento na esfera científica vem sofrendo transformações, nas últimas décadas, com o advento da discussão sobre novas possibilidades de fazer pesquisa qualitativa em ciências humanas. Nesse sentido, a pesquisa narrativa autobiográfica surge como uma perspectiva que abre espaço para ressignificar o conhecimento produzido e a aprendizagem experienciada no processo de investigação. Nosso objetivo aqui é apresentar uma reflexão sobre o fazer pesquisa qualitativa no âmbito da universidade, tendo por opção teórico-metodológica a investigação narrativa autobiográfica. Para tanto, tomamos como material de análise a dissertação de mestrado de Proença (2014). Em um primeiro momento, nosso foco recai sobre as escolhas da autora no que se refere à arquitetônica do seu texto e, em um segundo momento, a partir de excertos de sua dissertação, procuramos apreender alguns sentidos atribuídos por Proença à experiência vivenciada na pesquisa. Constatamos que a potencialidade da narrativa, enquanto procedimento teórico-metodológico, favorece a explicitação do vivido como também possibilita a teorização do vivido, transformando-o em conhecimento acadêmico. Além disso, podemos perceber que a autora/narradora se transforma como pessoa e profissional, ao ver sua narrativa dar novos sentidos ao seu trabalho.The production of knowledge in the scientific sphere has undergone changes in recent decades, with the advent of the discussion about new possibilities of doing qualitative research in humanities. In this sense, autobiographical narrative research emerges as a perspective that allows for reframing produced knowledge and experienced learning in research processes. Our goal here is to present a reflection on performing qualitative research within the university environment, adopting as a theoretical and methodological approach the autobiographical narrative research. For this, we take as material for analysis the master’s thesis of Proença (2014). At first, we focus on the author’s choices regarding the architectonics of her text. Afterwards, based on excerpts of her thesis, we try to apprehend some meanings attributed by Proença to the experiences in the research. We observe that the potential of narrative, as a theoretical-methodological approach, favors the revelation of living but also enables the conceptualization of living, turning it into academic knowledge. Moreover, we can see that the author/narrator undergoes a change as a person and professional when she sees her narrative give new meanings to her work.Depuis les dernières décénies, la production de connaissances dans le champ scientifique est en plein mouvement de transformation, à partir de l’instalation des discussions sur les possibilités de faire recherche en sciences humaines. C’estudo dans ce contexte que la recherche avec des narratives autobiographiques apparaît en tant qu’un horizon qui permet la ressignifications de la connaissance produite et des apprentissages dans l’expérience, dans le procèss de construction de recherches. Notre objectif ici est de présenter une réflexion sur la recherche qualitative faisant sein de l’université, à l’approche théorique et méthodologique à la recherche de récit autobiographique. Prendre comme matériau pour l’analyse de la thèse Proença (2014). Dans un premier temps, nous nous concentrons sur les choix de l’auteur à l’égard de son texte architectural, et une deuxième étape, à partir des extraits de sa thèse, nous appréhendons certaines significations attribuées par Proença que l’expérience en matière de recherche. Nous notons que le potentiel du récit comme une approche théorique et méthodologique, favorise l’explication de la vie, mais permet également à la conceptualisation de la vie, le transformant en connaissances académiques. En outre, nous pouvons voir que ’auteur/narrateur devient comme une personne et professionnel, pour voir son récit pour donner de nouvelles significations à son travail.La producción de conocimiento en la esfera científica pasa por transformaciones, en las últimas décadas, con el surgimiento de la discusión sobre las nuevas posibilidades de se hacer una pesquisa cualitativa en ciencias humanas. De esa forma, la pesquisa narrativa autobiográfica es una perspectiva que abre espacio para resignificar el conocimiento que se produce y el aprendizaje que se experiencia en el processo de investigación. Nuestro objetivo es presentar una reflexión sobre el hacer pesquisa cualitativa en el ámbito de la universidad, basada teórico-metodológicamente en la investigación narrativa autobiográfica. Para eso, utilizamos como material de análisis la disertación de Máster de Proença (2014). En un primer momento, nuestro foco recae en las elecciones de la autora en lo que se refiere a la arquitectónica de su texto y, en un segundo momento, a partir de los extractos de su disertación, buscamos apreender algunos sentidos atribuidos por Proença a la experiencia vivida en la pesquisa. Constatamos que la potencialidad de la narrativa, como procedimiento teórico-metodológico, favorece la explicitación de lo vivido y también posibilita la teorización de lo vivido, transformándolo en conocimiento académico. Además de eso, nos demos cuenta de que la autora/narradora se vuelve como persona y professional, al percibir que su narrativa propone nuevos sentidos a su trabajo.
URI: http://hdl.handle.net/10437/6493
Date: 2015


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