O coletivo dirigente e as relações de poder

DSpace/Manakin Repository

O coletivo dirigente e as relações de poder

Show full item record

Title: O coletivo dirigente e as relações de poder
Author: Barbosa, Rosalba Policarpo Fagundes
Abstract: O presente estudo tem como objetivo investigar o Coletivo Dirigente, e a ação dos seus membros constituintes, sua organização e seu funcionamento, considerando as relações de poder envolvidas e os princípios da gestão democrática, bem como o seu impacto sobre a comunidade escolar. Tendo como objeto de estudo estas relações, a pesquisa procurou responder à seguinte indagação: O Coletivo Dirigente tem contribuído para efetivar uma gestão democrática garantindo qualidade do ensino ou estaria contribuindo para uma democracia representativa que favorece o grupo dirigente? Esta foi a questão de partida que norteou o nosso percurso investigativo, na escola Djalma Maranhão em Natal-RN/Brasil e o referencial teórico-metodológico que deu suporte a pesquisa teve como base Freire (2001); Paro (1995); Gadotti (2013); Libâneo (2008); Foucault (1979); Dourado (2013); Amado (2013), entre outros. A metodologia adotada foi a abordagem qualitativa e optamos pelo estudo de caso como estratégia de investigação, utilizamos a análise de conteúdo para a interpretação dos dados empíricos. Os resultados permitiram-nos constatar e compreender que as relações de poder entre os membros do Coletivo e a Coordenação deste Coletivo são vistas pelos sujeitos entrevistados como verticais e assimétricas as quais contrariam os princípios de Gestão Democrática.The present study aims to investigate the Collective Director as well as the activities of its constituent members, its organization and functioning, considering the power relations involved and the School Djalma Maranhão-Natal/RN. This was the starting point that guided our investigative journey. The theoretical and methodological framework that supported the research and helped toread the data were as follows: Freire (2001); Paro (1995); Gadotti (2013); Libâneo (2008); Foucault (1979); Dourado (2013); Amado (20013), among others. The methodology used principles of democratic management. Having as object of study these same relationships, the research sought to answer the following question: What is the shape power relationships among members within the Collective Director of Municipal was the qualitative approach and opted for the case study as a research strategy, and we use content analysis as a method of collecting and analyzing empirical data. The results allowed us to see and understand he power relations that are present between the members of the Collective that are seen by interviewees as vertical and asymmetrical which contradict the principles of participation and democratic management.
Description: Orientação: Márcia Portela; Co-orientação: Óscar Conceição Souza 
URI: http://hdl.handle.net/10437/6703
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
versao final 2015 rosalba policarpo (2).pdf 1.278Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account