A coleta seletiva de garrafas "pet" nas escolas públicas: um projeto alternativo de educação ambiental voltado a uma gestão pública sustentável

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A coleta seletiva de garrafas "pet" nas escolas públicas: um projeto alternativo de educação ambiental voltado a uma gestão pública sustentável

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Título: A coleta seletiva de garrafas "pet" nas escolas públicas: um projeto alternativo de educação ambiental voltado a uma gestão pública sustentável
Autor: Lisboa, António Maria de Assis
Resumo: O objetivo do presente estudo, foi mostrar a viabilidade da implantação da coleta seletiva de garrafas PET pós-consumo nas escolas públicas, como um projeto alternativo de educação e conscientização ambiental de educandos da rede pública de ensino de Belém do Pará, Brasil. Visando uma melhor gestão pública dos resíduos sólidos; evitar o desperdício de materiais recicláveis; diminuir os riscos de doenças causadas pela má gestão do lixo, objetivando uma melhor intervenção dos educandos na sua realidade social. A aplicação de questionário na primeira fase da pesquisa, demonstrou um déficit de 52% em relação ao conhecimento geral dos alunos referente ao tema meio ambiente e na segunda, apenas 5%, a diferença mostrou um aproveitamento pedagógico de 47 % no nível geral de aprendizado em relação ao tema. E, que também, na primeira fase da pesquisa que envolveu a coleta física do material PET e que chamou-se ‘demanda espontânea’, se arrecadou apenas 164 quilos de garrafas PET pós-consumo, o que representou 11 % do total geral arrecadado, valor ao qual atribuiu-se teoricamente o nível de consciência ambiental dos pesquisados e, na segunda fase, chamada de ‘demanda incentivada’, arrecadou-se 1.337 quilos. Foram arrecadado nos três meses da pesquisa 1.501 quilos de garrafas PET pós-consumo e que comercializado rendeu R$ 1.060,00 (um mil e sessenta reais) que foram divididos entre a escola e uma empresa coletadora. Que a faixa etária de sete a doze anos, foi a que arrecadou espontaneamente maior quantidade de material reciclável, demonstrando assim, maior nível de consciência ambiental, que reforça a tese de que investir na educação da criança de hoje é certeza de garantir futuros cidadãos consciente em benefício da sustentabilidade do planeta.The aim of this study was to show the feasibility of the implementation of selective collection of post-consumer PET bottles in public schools as an alternative project for environmental education and awareness of students from public Belém do Pará, Brazil education. In order to better management public solid waste; avoid waste of recyclable materials; reduce the risk of diseases caused by poor waste management, aiming at a better involvement of students in their social reality. The application questionnaire in the first phase of the study showed a 52% deficit in relation to the general knowledge of students concerning the theme environment and in the second, only 5%, the difference was a pedagogical utilization of 47% in the general level of learning by Topic. And also in the first phase of the research involved the physical collection of PET material and was called 'spontaneous demand', it grossed only 164 kilograms of post-consumer PET bottles, which represented 11% of the overall total raised, value which is theoretically attributed the level of environmental awareness of the students and in the second phase, called 'encouraged demand', collected 1,337 kilos. They were collected in the three months of research 1.501 kilograms of post-consumer PET bottles and marketed earned R $ 1.060,00 (one thousand and sixty reais) were divided between the school and a coletadora company. That the age group of seven to twelve years old, was the one that raised spontaneously larger amount of recyclable material, thus demonstrating the highest level of environmental awareness, which reinforces the notion that investing in today's child's education is sure to ensure future citizens aware to benefit the sustainability of the planet.
Descrição: Orientação: Ricardo Figueiredo Pinto ; co-orientação: António Augusto da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6805
Data: 2015


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