A imagem do sector bancário na óptica dos universitários em São Vicente – o caso da ULCV

DSpace/Manakin Repository

A imagem do sector bancário na óptica dos universitários em São Vicente – o caso da ULCV

Show full item record

Title: A imagem do sector bancário na óptica dos universitários em São Vicente – o caso da ULCV
Author: Sança, Neusa Isabel de Pina Araújo
Abstract: Este estudo tem como objectivo aferir a percepção que os universitários têm em relação à imagem do sector bancário e identificar quais os factores que determinam as escolhas. Para esta análise, foi feita um estudo, no segmento universitário da ULCV em São Vicente no ano lectivo de 2014-2015, através da aplicação presencial de questionários e entrevistas feitas aos responsáveis dos bancos sediados em São Vicente. Para reforçar este trabalho, foram investigados na bibliografia vários conceitos e teorias sobre a imagem, a satisfação, a fidelização, a qualidade de serviços com incidência sobre a sua aplicabilidade a nível do sector bancário. O estudo levou à conclusão que existe um défice na forma como os bancos em São Vicente, transmitem a sua imagem para esse segmento de mercado, não adoptam uma política de marketing forte e bem definida e nem têm um plano promocional que garanta a divulgação dos serviços e produtos. Destaca-se ainda a fraca informação que os universitários têm sobre a existência de programas criados exclusivamente para eles, bem como dos benefícios que poderão usufruir.This study aims to measure the perception that university students have in relation to the image of banks and identify which factors determine the choice. For this analysis, a study was done in the university population of the ULCV - Universidade Lusófona de Cabo Verde, in São Vicente, in the academic year 2014-2015, through personal questionnaires and interviews to the managers of São Vicente based banks. To reinforce this work, bibliographical research was done on various concepts and theories about the image, satisfaction, loyalty, quality of services, focusing on their applicability in the banking sector. The study led to the conclusion that the way banks in São Vicente convey their image to the market is really inefficient. The banks lack a strong and well-defined marketing policy, and a promotional plan of action to ensure the dissemination of services. The work also stresses that students lack information on existing programs designed specifically for them, as well as the benefits they might take from them.
Description: Orientação: Felipa Cristina Lopes dos Reis
URI: http://hdl.handle.net/10437/6827
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação_Neusa.pdf 1.320Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account