A dança e a mudança do comportamento

DSpace/Manakin Repository

A dança e a mudança do comportamento

Show full item record

Title: A dança e a mudança do comportamento
Author: Nascimento, Marta José Rocha de Souza
Abstract: Este estudo procurou verificar se existe alguma relação entre a dança e a mudança de comportamento em dois grupos de alunos que participaram nas aulas de dança em duas escolas estaduais da cidade de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. Através de uma pesquisa descritiva com recurso à entrevista bem como à observação direta, verificamos que a maioria das alunas foi convidada pela professora para participar nas aulas de dança e outras pelas colegas. Geralmente, nas duas escolas pesquisadas, a dança é trabalhada de acordo com o calendário escolar, são ensinados diversos tipos de dança, desde o balé clássico, danças orientais, danças folclóricas como o frevo e o hip hop, etc., convidadas a seguir uma coreografia preparada pela professora, podendo as alunas improvisar alguns passos. Sobre a relação entre dança e mudança de comportamento nas escolas pesquisadas é positiva, porque além de gostarem de dançar e serem incentivadas a estudar, através da dança as alunas demonstraram extravasar sentimentos, melhoraram a auto-estima, ficaram mais responsáveis e estreitaram os relacionamentos com os colegas e professores. The study tries to check if there is some relationship between dance and change of behavior in two groups of students who took part in dance classes in two public schools in Aracaju, capital of Sergipe. Through a descriptive research using the interview resource as well direct observation we can see that most of the students was invited by the teacher to participate in the dance classes and the others by colleagues. In both schools, the dance has usually practiced according to the school calendar, and they learn different kinds of dances, from classical ballet, oriental dances, folk dances like frevo and hip hop, etc., the students were oriented to follow a choreography prepared by the teacher, but allowing the students to improvise some steps. About the relationship between the dance and behavior changes in the schools surveyed, it is positive, because besides they like to dance and being pushed over studies, thought the dance, the students have shown uncovered feelings, self-esteem, in addition they were more responsible and the relationship with colleagues-teachers get more closer.
Description: Orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6847
Date: 2012


Files in this item

Files Size Format View Description
DISSERTAÇÃO.pdf 1.939Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account