Sentido de número e desempenho em matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º e 2º ano de escolaridade

DSpace/Manakin Repository

Sentido de número e desempenho em matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º e 2º ano de escolaridade

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Óscar Conceição de, orient.
dc.contributor.author Marcelino, Lília Sofia Ferreira Lopes
dc.date.accessioned 2016-04-04T10:37:00Z
dc.date.available 2016-04-04T10:37:00Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6903
dc.description Orientação: Óscar Conceição de Sousa ;co-orientação: António Lopes pt
dc.description.abstract O presente trabalho, que consta de três estudos, procurou dar um contributo teórico e prático na identificação precoce do sentido de número como um dos precursores do desenvolvimento das competências matemáticas necessárias para a aprendizagem inicial da matemática. O primeiro estudo é uma adaptação de uma bateria de sentido de número aplicada no início do ensino formal para a população portuguesa (n = 2246), tendo os dados sido tratados com estatística descritiva. O segundo estudo correlacional e inferencial (n = 222) procurou analisar a validade preditiva do sentido de número no desempenho em matemática no final do 1º ano de escolaridade. O terceiro estudo (n = 30) procurou identificar percursos de aprendizagem da matemática e os conteúdos matemáticos formais associados ao baixo, médio e alto sentido de número. Os resultados demonstraram que: a) a prova apresenta um alfa de Cronbach de .874, que se traduz por um bom valor de consistência interna entre os itens; b) o sentido de número apresenta um efeito preditor moderado no desempenho em matemática no final do 1º ano de escolaridade; c) as crianças com alto sentido de número mantêm um nível alto de desempenho em matemática ao longo dos dois primeiros anos de escolaridade; d) as crianças com baixo sentido de número apresentam dificuldades em torno do conhecimento do número e operações aritméticas simples. Estes resultados permitiram demonstrar a necessidade de identificar precocemente o sentido de número em crianças dos 5 aos 8 anos de modo a prevenir dificuldades futuras na matemática. pt
dc.description.abstract This work consists of three studies sought to provide theoretical and practical contribution to the early identification of number sense as one of the precursors of the development of mathematical skills required for the initial learning of mathematics. The first study is an adaptation of a battery of number sense applied at the beginning of formal education for the Portuguese population (n = 2246) and the data were treated with descriptive statistics. The second is a correlational and inferential study (n = 222) with the purpose of examining the predictive validity of number sense in mathematics performance at the end of first grade. A longitudinal third study (n = 30) sought to identify the growth trajectories in mathematical learning and to identify the formal mathematical content associated with low, medium and high number sense. The results showed that a) the battery of number sense presents a Cronbach's alpha of .87, which translates into a good internal consistency value between items; b) the number sense have a moderate predictor effect on mathematics performance at the end of first grade; c) children with high number sense maintain a high level of mathematics performance over the first two years of schooling; d) children with low number sense present difficulties surrounding the knowledge of number and simple arithmetic operations. These findings show the importance of number sense in early ages and subsequently the importance of number sense early identification in 5 up to 8 years old children in order to prevent mathematical difficulties in elementary school. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO DA MATEMÁTICA pt
dc.subject MATEMÁTICA pt
dc.subject DESEMPENHO ESCOLAR pt
dc.subject INTERVENÇÃO PRECOCE pt
dc.subject DIDÁTICA DA MATEMÁTICA pt
dc.subject APTIDÕES pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject MATHEMATICS TEACHING en
dc.subject MATHEMATICS en
dc.subject SCHOOL PERFORMANCE en
dc.subject EARLY INTERVENTION en
dc.subject MATHEMATICS DIDACTICS en
dc.subject APTITUDES en
dc.title Sentido de número e desempenho em matemática: identificação e acompanhamento em alunos do 1º e 2º ano de escolaridade pt
dc.type doctoralThesis pt
dc.identifier.tid 101437188


Files in this item

Files Size Format View Description
PhD_Lilia Marcelino_SFRHBD693662010.pdf 1.980Mb PDF View/Open Tese de Doutoramento

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account