A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI

DSpace/Manakin Repository

A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI

Show full item record

Title: A violência no espaço escolar: representações dos professores de Simões - PI
Author: Carvalho, Maria das Graças de
Abstract: Tomou-se como foco geral da pesquisa a representação de professores de duas escolas de ensino fundamental de Simões-Piauí sobre a violência e suas diversas formas, em especial as que ocorrem no espaço escolar. Como objetivos específicos pretendeu-se (i) explorar as representações dos professores sobre violência na escola, (ii) identificar e caracterizar os tipos mais comuns de violência observados e vividos pelos professores nas suas escolas e (iii) as estratégias e/ou medidas por si adotadas para lidarem com a violência nestes espaços. Tratouse de uma pesquisa exploratória e descritiva, com recurso a questionário, em que participaram professores das referidas escolas. Os resultados indicam que os professores representam a violência como uma ação maléfica intencional, ou seja, como ato de ferir ou maltratar o outro. Distingue-se no conteúdo dessa representação a presença relativamente equilibrada dos três principais tipos de violência, física, psicológica e social ou moral, prevalecendo ligeiramente esta última.Com relação à violência observada, em que sobressai a violência entre alunos, os diversos tipos de violência (patrimonial, física, negligência, psicológica) foram percebidos de maneira equilibrada, com exceção da violência sexual, cujo registo foi bastante menor. No que toca à violência sofrida, destaca-se a violência psicológica e, com metade da incidência, aviolência física e negligência. Deste modo, a distribuição dos tipos de violência observada e vivida não se apresentam inteiramente coincidentes. Sobre as estratégias as palestras são a referência principal, o que situa a intervenção num plano ainda muito tradicional. O estudo permitiu-nos concluir que a violência no ambiente escolar ainda é muito presente, necessitando ser mais estudada e discutida.It was taken as the general focus of the research the representation of teachers from two elementary schools Simões, Piauí on violence and its various forms, especially those that occur at school. The specific objectives was intended (i) to explore the representations of teachers about violence at school, (ii) identify and characterize the most common types of observed violence and experienced by teachers in their schools and (iii) the strategies and / or measures for They adopted to deal with violence in these areas. This was an exploratory and descriptive research, using questionnaire, attended by teachers of these schools. The results indicate that teachers represent violence as an intentional malevolent action, that is, as an act of harm or mistreat another. It is distinguished in the content of this representation the relatively balanced presence of the three main types of violence, physical, psychological and social or moral, slightly prevailing this última.Com relation to observed violence, which stands violence among students, the various types of violence (balance, physical, neglect, psychological) were perceived in a balanced way, with the exception of sexual violence, which registration was much lower. Regarding the violence suffered, there is psychological violence and half the incidence, aviolência physical and neglect. Thus, the distribution of types of violence observed and lived not have entirely coincidental. About the lectures strategies are the main reference, which situates the action in a still very traditional plan. The study allowed us to conclude that violence in the school environment is still very present and needs to be further studied and discussed.
Description: Orientação: Gislene Farias de Oliveira; co-orient. : Ana Carita
URI: http://hdl.handle.net/10437/6909
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
DDISSERTAÇÃO ma ... o de educação com júri.pdf 822.6Kb PDF View/Open Dissertação de mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account