Representações sociais sobre as drogas: análise do discurso retórico de professores do Ensino Fundamental II

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Representações sociais sobre as drogas: análise do discurso retórico de professores do Ensino Fundamental II

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Title: Representações sociais sobre as drogas: análise do discurso retórico de professores do Ensino Fundamental II
Author: Anjos, Marcelo Lessa dos
Abstract: Este trabalho faz uma reflexão sobre a atuação da escola na prevenção do consumo de drogas, problema que vem se agravando em âmbito mundial nas últimas décadas, principalmente entre os adolescentes. Pretende identificar as representações sociais sobre as drogas de um grupo de professores de uma escola particular, situada em São Gonçalo, região considerada de risco pela intensa presença do tráfico de drogas. As escolas tem sido apontadas como pouco eficazes para lidar com esse problema. Por ser tabu, o debate aberto sobre as drogas dentro da escola não acontece. Com base numa abordagem qualitativa, buscou-se os aspetospsicossociais que regulam as práticas cotidianas da escola relativas ao consumo de drogas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas, individuais e em grupo, coletadas através da técnica da confrontação retórica. Esta técnica caracteriza-se por contrapor-se intencionalmente aos sujeitos de pesquisa, utilizando as controvérsias disponíveis no campo de pesquisa. Esse procedimento possibilitou o acesso não só ao conteúdo das representações, mas à organização cognitiva dos professores. Utilizou-se a técnica de análise do Modeloda Estratégia Argumentativa –MEA, que reconstrói o discurso em seus aspetosimplícitos, de modo a permitir uma análise da dinâmica das representações sociais, como são utilizadas para justificar e orientar as práticas cotidianas dos sujeitos sobre o tema. A análise apresentou um uso exacerbado de presunções baseadas em relações usuais, indicando pouco conhecimento e pouca autonomia dos professores para lidar e expressar opiniões sobre drogas, bem como de propor soluções fundadas em suas experiências pessoais e profissionais. Considera-se que a identificação das representações sociais de professores pode contribuir para um melhor planeamentoda intervenção da escola na prevenção do uso de drogas pelos alunos, na medida em que estão cotidianamente em contato com os alunos e são uma importante referência para esses jovens.This work intends to reflect on the school's role in drug abuse prevention. This problem has worsened globally in recent decades, especially among teenagers. Aims to identify the social representations about drugs from a group of teachers from a private school,located in aregion considered risky by the intense presence of drug traffic. Schools have been identified as ineffective in dealing with this problem. The schoolsdoes not open debate aboutdrugsbecause it is a taboo. Based on a qualitative approach, this research looking for thepsychosocial aspects that regulate everyday school practices relating to drug use. Semi-structured individual and group interviews were carried out by the rhetoric confrontation technique. This technique is characterized by countering intentionally to research subjects, using the controversies available in the search field. This procedure allowed access not only to the content of the representations, but the cognitive organization of teachers. We used the Argumentative Strategy Model technique -ASM, which reconstructs the speech in its implicit aspects in order to allow an analysis of the dynamics of social representations, thatare used to justify and guide the daily practices. The analysis showed an exaggerated use of assumptions based on the usual relations, indicating little knowledge and little autonomy of teachers to cope and express opinions about drugs, and to propose solutions based on their personal and professional experiences. It is considered that the identification of social representations of teachers can contribute to a better school intervention planning in the prevention of drug use by students, insofar as they are daily contact with the students and are an important reference for these young people.
Description: Orientação: Cláudia Rabello de Castro ; co-orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/7019
Date: 2015


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