Auto-perceção da qualidade de vida relacionada com a saúde

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Título: Auto-perceção da qualidade de vida relacionada com a saúde
Autor: Abreu, Gonçalo Filipe Perdiz
Resumo: OBJETIVO: O trabalho apresentado visa estudar a percepção que os estudantes pré-adolescentes e adolescente tem da sua qualidade de vida relacionada com a saúde. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, transversal e retrospectivo, em que participaram 191 sujeitos, dos quais 102 são do sexo masculino (idade, 13.3 ± 1.5 anos) e 89 são do sexo feminino (idade, 13.6 ± 1.5 anos). Para avaliação da qualidade de vida relacionada com a saúde, foi aplicado o questionário KIDSCREEN-52© e calculados os scores das dimensões: (i) Saúde e atividade física; (ii) Sentimentos; (iii) Estado de humor geral; (iv) Auto-percepção; (v) Autonomia/Tempo livre; (vi) Família/Ambiente familiar; (vii) Questões económicas; (viii) Amigos; (ix) Ambiente escolar e aprendizagem; e (x) Provocação. RESULTADOS: O valor médio do score nas dez dimensões estudadas não se afastam mais de dois pontos dos valores de referência da população nacional. CONCLUSÃO: A relação entre QVRS e a dimensão ambiente escolar e aprendizagem, encerra uma complexidade que merece um maior aprofundamento e estudo, em particular, no que respeita ao impacto do reconhecimento das competências dos professores.OBJECTIVE: This work seeks to study the pre- and teenager students perception of their health related quality of life (HRQOL). METHODS: This descriptive, transversal and retrospective study counted with 191 participants; from which 102 are males (mean age 13.3 ± 1.5 yrs) and 89 are females (mean age 13.6 ± 1.5 yrs). To evaluate HRQOL (health related quality of life), the enquiry KIDSCREEN-52© was applied and the dimensions scores have been calculated, namely: (i) Physical well-being; (ii) Moods and emotions; (iii) Psychological well-being; (iv) Self-perception; (v) Autonomy; (vi) Parent relations and home life; (vii) Financial resources; (viii) Social support and peers; (ix) School environment; and, (x) Social acceptance / Bullying. RESULTS: The scores on the ten dimensions are similar to the reference values of the Portuguese population. CONCLUSION: The relation between HRQOL and the School environment dimension comprises a complexity that calls for better and further studies, particularly on what concerns the impact of teacher competence acknowledgement.
Descrição: Orientação: Luís Miguel Rosado da Cunha Massuça
URI: http://hdl.handle.net/10437/7123
Data: 2016


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