Principais opções dos professores da Ilha Terceira no ensino do basquetebol

DSpace/Manakin Repository

Principais opções dos professores da Ilha Terceira no ensino do basquetebol

Show full item record

Title: Principais opções dos professores da Ilha Terceira no ensino do basquetebol
Author: Bettencourt, Cláudio Filipe
Abstract: A principal problemática deste estudo está diretamente relacionada com as principais opções dos professores de Educação Física da Ilha Terceira (Açores) no ensino do basquetebol. Assim, pretende verificar-se qual o método de ensino mais utilizado quais as opções tomadas ao longo do processo de ensino-aprendizagem. Como objetivo geral e foco principal deste estudo, pretende verificar-se quais são as principais opções dos professores no ensino do basquetebol. Para que seja possível chegar às conclusões desejadas, foram realizados inquéritos de modo a chegar a conclusões, sobre a problemática deste estudo. Os resultados obtidos demostram que existem diversas preocupações por parte dos professores ao abordar o ensino do basquetebol. As mesmas advêm de diversos fatores que não podem ser ignorados ao longo do processo ensino-aprendizagem como a formação de grupos, a motivação dos alunos, o ensino diferenciado e a avaliação, sendo que no final, o método de ensino mais referenciado, foi o jogo-jogado ou método global.The main problem of this study is directly related to the options that Physical Education teachers have on the Island of Terceira (Azores) with regards to teaching basketball. Thus, it purpose is to verify which is the most used teaching method and what are the options taken during the teaching-learning process. As a general objective and main focus of this study, we intend to verify what are the main options of teachers in the teaching of basketball. In order to arrive at the desired conclusions, investigations were carried out in order to reach conclusions on the problem of this study. The results show that there are several concerns on the part of the teachers when approaching the teaching of basketball. They come from a number of factors that can not be ignored throughout the teaching-learning process, such as group formation, student motivation, differentiated teaching and assessment. In the end, the most referenced teaching method was the Game-play or overall method.
Description: Orientação: João Jorge Comédias Henriques
URI: http://hdl.handle.net/10437/7831
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View Description
Dissertação de Mestrado Final .pdf 1.213Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account