Comunidades socioeducativas online : contributos para análise e conceção

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Title: Comunidades socioeducativas online : contributos para análise e conceção
Author: Nunes, Paulo Luís Gomes
Abstract: As comunidades online são relativamente recentes e desenvolvem-se no contexto emergente das tecnologias de informação e comunicação, novo cânone tecnológico que reconfigurou o nosso mundo em poucas décadas. Apesar de as sociedades desde muito cedo se terem estruturado em redes de conhecimento, de comércio, de cultura e de poder, entre outras, as redes baseadas na proliferação de artefactos tecnológicos de última geração ainda procuram formas de se configurar para maximizar as vantagens dos seus atributos. A vertente socioeducativa destas comunidades é observável com regularidade na Internet, recorrendo a múltiplas formas de implementação e de estruturação interna, com permeabilidade diferenciada em relação aos fluxos de comunicação e de interação. Nesta investigação procurámos encontrar referenciais que contribuam para a análise e conceção de comunidades socioeducativas online, por considerarmos que se trata de uma área de estudo pertinente face à produção teórica existente, a partir da identificação de critérios para análise dessas comunidades, de ferramentas a que se pode recorrer para as implementar e de estratégias para que estas se desenvolvam de acordo com os seus objetivos. Desta forma, os eixos teóricos da investigação agregam-se em torno das áreas das redes sociais e comunidades online, da comunicação educacional em rede e da educação e multimédia. A sua metodologia baseia-se numa vertente empírica, de âmbito aplicável e mista, socorrendo-se de métodos quantitativos e qualitativos. Enquadra-se ainda na modalidade de estudo de caso, tendo a recolha de dados sido efetuada a partir de questionários, de entrevistas e ainda de observação direta a duas plataformas protótipo que desenvolvemos. Descobrimos que é possível enunciar um conjunto de parâmetros que se podem agrupar num quadro conceptual que permite enquadrar os processos de reflexão acerca dos componentes e atributos desejados para estas comunidades, dos mecanismos e das tecnologias que podem ser usadas para as implementar e ainda dos processos que podem conduzir a um desenvolvimento adequado destas entidades orgânicas.Online communities are relatively recent and appear from the emergence of information and communication technologies, a new technological canon that reconfigured our world in a few decades. Although societies have been structured very early on networks of power, knowledge, commerce and culture, among others, networks based on the proliferation of state-of-the-art technological artefacts are still looking for ways to be configured to maximize the advantages of their attributes. The socio-educational aspect of these communities is observable in several websites, using multiple forms of implementation and internal structuring, with differentiated permeability in relation to communication and interaction flows. In this research, we sought to find references that contribute to the analysis and design of online socio-educational communities, considering that this is a relevant area of study in relation to the existing theoretical production, based on the identification of criteria for analysis of these communities, tools that can be used to implement them and strategies to develop them according their goals. The theoretical axes of our research are centred on the areas of social networks and online communities, networked educational communication and education and multimedia. Its methodology relies on an empirical approach, of applicable and mixed scope, using quantitative and qualitative methods. It is also part of the case study modality, and data collection was done through questionnaires, interviews and direct observation of two prototype platforms that we have developed. We found that it is possible to enunciate a set of parameters that can be grouped in a conceptual framework that allows framing the processes of reflection about the components and attributes desired for these communities, the mechanisms and technologies that can be used to implement them and the processes that can lead to an adequate development of these organic entities.
Description: Orientação: Vítor José Crêspo Cardoso, Gisélia Maria Martins Felício
URI: http://hdl.handle.net/10437/8175
Date: 2017


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