‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento

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‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento

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dc.contributor.advisor Cordeiro, Edmundo, orient.
dc.contributor.author Sepulveda, Yuri de Aguiar Xavier
dc.date.accessioned 2017-11-21T17:13:59Z
dc.date.available 2017-11-21T17:13:59Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8277
dc.description Orientação: Edmundo José Neves Cordeiro pt
dc.description.abstract Essa dissertação faz uma análise comparativa entre o fazer fílmico do cineasta português Pedro Costa em “No quarto da Vanda”, as questões que levaram o realizador para Fontaínhas, o como a região mudou sua forma de ver e falar cinema, unidos com a ideia de mundo, referencias e momento em que vive, e o fazer fílmico do brasileiro Eduardo Coutinho em “Boca de Lixo”, suas ideias sobre cinema, sobre seu posicionamento enquanto realizador e as questões levantadas no Lixão de São Gonçalo. Ao longo da dissertação surge a necessidade de entender o como apesar das varias semelhanças de ideias dos diretores os filmes são tão diferentes; é a partir dessa constatação que entramos na questão da Epistemologia do Sul do sociólogo Boaventura de Sousa Santos; as questões de consolidação de discursos do hemisfério norte – que são as chamadas epistemologias dominantes – e a feita no hemisfério sul, a dita epistemologia do sul. Isto é, nessa dissertação existe um projeto de justificar as diferenças de linguagem e resultados dos diretores a partir do espaço ao qual os realizadores estão inseridos, ou seja, Costa em Portugal – estando, portanto, inserido num espaço de discurso dominante – e Coutinho no Brasil – produzindo o discurso à margem, com uma forma distinta de ver e falar sobre o mundo. pt
dc.description.abstract This dissertation makes a comparative analysis between the filmmaking done by the Portuguese filmmaker Pedro Costa in "No quarto da Vanda", the questions that led the director to Fontaínhas, how the region changed his way of seeing and talking cinema, united with the idea of World, references and moment in which he lives, and the filmmaking of brazilian Eduardo Coutinho in "Boca de Lixo", his ideas about cinema, his position as a director and the issues raised in the Garbage of São Gonçalo. Throughout the dissertation comes the need to understand how despite the various similarities of ideas of the directors the films are so different; It is from this observation that we enter into the question of the Southern Epistemology of the sociologist Boaventura de Sousa Santos; The questions of the consolidation of discourses of the northern hemisphere, which are the so-called dominant epistemologies, and that of the Southern Hemisphere, the so-called epistemology of the South. That is, in this dissertation there is a project to justify the language differences and results of the directors from the space to which the directors are inserted; Costa in Portugal - Being, therefore, inserted in a space of dominant discourse - and Coutinho in Brazil - Producing the speech at the margin, with a distinct way of seeing and speaking about the world. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM ESTUDOS CINEMATOGRÁFICOS pt
dc.subject COSTA, PEDRO pt
dc.subject COUTINHO, EDUARDO pt
dc.subject AUDIOVISUAL pt
dc.subject CINEMA pt
dc.subject EPISTEMOLOGIA pt
dc.subject LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA pt
dc.subject AUDIOVISUAL en
dc.subject CINEMA en
dc.subject EPISTEMOLOGY en
dc.subject FILM LANGUAGE en
dc.subject COSTA, PEDRO en
dc.subject COUTINHO, EDUARDO en
dc.title ‘No quarto da Vanda’ e ‘Boca de lixo’ cinema, sociedade, conhecimento pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201756161 pt


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yuri Dissertação finalizada.pdf 1.815Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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