Gabinetes de mediação de conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados

DSpace/Manakin Repository

Gabinetes de mediação de conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados

Apresentar o registro simples

dc.contributor.author Costa, Elisabete Pinto da
dc.contributor.author Torrego, Juan
dc.contributor.author Martins, Alcina Manuela de Oliveira
dc.date.accessioned 2018-01-14T12:13:08Z
dc.date.available 2018-01-14T12:13:08Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation Costa, E. Pinto da .; Torrego, J. & Martins, A. (2016). Gabinetes de Mediação de Conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados. In A. M. C. Silva; M. L. Carvalho & L. R. Oliveira (EDS.). Sustentabilidade da mediação social: processos e práticas. CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho, pp. 107-118. pt
dc.identifier.isbn ISBN 978-989-8600-53-0
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8439
dc.description.abstract Os gabinetes de mediação têm como finalidade auxiliar no tratamento dos conflitos que perturbam as interações, o ambiente escolar e o processo educativo. Este estudo versa sobre a dinâmica dos gabinetes de mediação numa lógica de aprendizagem e melhoria. Para o efeito, partilha-se a análise dos resultados de gabinetes de duas Escolas, Territórios Educativos de Intervenção Prioritária, do 2º e 3º ciclos. A amostra constituiu-se por 150 participantes, dos quais 49 mediadores (35 jovens e 14 adultos) e 101 mediados (99 jovens e 2 adultos). Recolheram-se dados através de questionários e para a sua análise recorreu-se ao método de análise quantitativa descritiva. Confirmou-se que estas estruturas criaram oportunidade para a abordagem colaborativa na resolução dos conflitos; foram aceites e reconhecidas; a elas recorreram alunos dos dois ciclos de ensino, de ambos os géneros, predominando a mediação informal no 2º ciclo; tanto diretores de turma como alunos encaminharam casos; focaram-se no tratamento de conflitos de “comunicação/ relação” e apresentaram um elevado índice de eficácia. Concluiu-se que a aprendizagem individual e organizacional, potenciada pela implementação destas estruturas, torna a Escola uma organização construtiva na gestão das relações interpessoais, contribuindo para a melhoria do ambiente socioeducativo escolar. pt
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.publisher CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade. Universidade do Minho pt
dc.rights openAccess
dc.subject MEDIAÇÃO DE CONFLITOS pt
dc.subject PRÁTICAS PROFISSIONAIS pt
dc.subject CULTURA ORGANIZACIONAL pt
dc.subject CONFLICT MEDIATION en
dc.subject PROFESSIONAL PRACTICES en
dc.subject ORGANIZATIONAL CULTURE en
dc.title Gabinetes de mediação de conflitos: estrutura de pacificação, dinâmica e resultados pt
dc.type bookPart pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar
GABINETES_MEDIAÇÃO.pdf 96.90Kb PDF Visualizar/Abrir

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta