A avaliação autêntica em Educação Física : o problema dos jogos desportivos colectivos

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A avaliação autêntica em Educação Física : o problema dos jogos desportivos colectivos

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Title: A avaliação autêntica em Educação Física : o problema dos jogos desportivos colectivos
Author: Henriques, João Jorge Comédias
Abstract: No esforço de qualificação representado pelas avaliações alternativas, ganha destaque a avaliação autêntica como linha de melhoria do conceito e das práticas de avaliação. Alinhadas com novas perspectivas de ensino dos Jogos Desportivos Colectivos, surgiram formas de avaliação autêntica, alternativas aos testes de habilidades. Contudo, os instrumentos mais utilizados mantêm dificuldades metodológicas, faltando-lhes níveis de jogo que sirvam de referência para a avaliação. Como objectivo geral, este estudo pretende responder ao problema: Como produzir classificações válidas e fiáveis do domínio dos JDC a partir de provas de avaliação autênticas que usam níveis de jogo? O trabalho de campo consistiu em situações de classificação dos níveis de jogo e do desempenho dos jogadores, tendo os grupos experimentais uma instrução para essa classificação distinta do grupo de controlo. Os resultados revelam que o conhecimento dos níveis do programa e a sua utilização fez melhorar, significativamente, as classificações. O grupo que identificou o nível de jogo em primeiro lugar foi o que classificou melhor os jogadores. Nesta abordagem não foram necessários nem recursos especiais, nem muito tempo. Argumentamos em conclusão que, sendo a actividade de grupo a essência da própria matéria, esses resultados decorrem de ser mais correcto partir do grupo para o individual e do jogo para o jogador.Authentic assessment is an improvement in assessment concept and practice within the shift brought by alternative assessment. In line with new teaching perspectives in Team Sports, some means of authentic assessment have emerged as an alternative to testing skills. However, implementing the most widely used instruments is still a somewhat difficult task, as game levels which may be used as references for assessment are lacking. This study focus mainly the issue: How may valid and reliable ratings in TS be produced from authentic assessment testing using game levels? The field work consisted of game level and players' performance rating situations. Trial groups were specifically trained towards this goal differently from the control group. The results show that the knowledge and identification of programme´s performance levels and how they are used in the assessment were instrumental in the significant reduction of assessment errors. The group that first identified the game levels was also the one that best ranked the players. This approach involved neither specific resources nor a lot of time. As group activity is the essence of content in itself, it was deemed more accurate to move from group to the individual and from game to the player.
Description: Orientação: Maria do Carmo Clímaco
URI: http://hdl.handle.net/10437/8571
Date: 2012


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