Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional : um modelo explicativo

DSpace/Manakin Repository

Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional : um modelo explicativo

Show simple item record

dc.contributor.advisor Carvalho, António Luís, orient.
dc.contributor.author Pereira, Henrique Lopes
dc.date.accessioned 2018-03-21T14:01:04Z
dc.date.available 2018-03-21T14:01:04Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8650
dc.description Orientação: António Luís Carvalho pt
dc.description.abstract Este estudo ressalva asserções das competências em gestão da qualidade, entendendo-as como uma estratégia de gestão que envolve os colaboradores numa perspetiva de melhoria contínua, promovendo competências individuais e coletivas que se consubstanciam em aprendizagem organizacional. Com a finalidade de construir um modelo explicativo da relação das competências de gestão da qualidade, transversais, coletivas, essenciais e conhecimentos fundamentais e identificar as dimensões subjacentes e a sua diferenciação entre as características sociodemográficas, compreendendo o seu contributo para a aprendizagem organizacional, utilizámos uma metodologia multimétodo, recorrendo a grupos de discussão e de peritos, aplicação de um questionário e escalas de avaliação dos conceitos, conhecimentos, habilidades e atitudes, em contexto de ensino superior. Este estudo conduziu à produção de conhecimento que identifica conceitos emergentes e explica a articulação da aquisição de competências no âmbito da gestão da qualidade. O conhecimento, habilidades e atitudes são dimensões válidas para definir o conceito de competência. A formação e a experiência promovem atitudes favoráveis ao desenvolvimento de competências pela aprendizagem individual e de grupo, contribuindo para a aprendizagem organizacional. Concluímos, ainda, que as competências essenciais promovem a aprendizagem, os conhecimentos predizem as competências transversais e que estes dois níveis de competências promovem as competências coletivas e da organização. pt
dc.description.abstract This research addresses the quality assurance competencies as a management strategy that implicates the collaborators in a perspective of continuous improvement towards effectiveness in organization and customer satisfaction. This is achieved through the promotion of personal and collective competencies that constitute organizational learning. A comprehensive model was designed in order to explain the relation between the quality assurance competencies, soft skills, collective, fundamental knowledge and essential management competencies. The underlying dimensions and its differentiation to the sociodemographic characteristics were identified, with an understanding of its contributions to the organizational learning. We used a multi-method methodology: focus groups and expert groups; questionnaire and scales to measure concepts, knowledge, abilities and attitudes in the higher education context. This research led to knowledge that brought to light emerging concepts and explains the competencies acquisition process in quality assurance. Knowledge, abilities and attitudes are valid dimensions to define competencies. Training and experience promote favourable competencies development though individual and group learning, and leading to organizational learning. We conclude that the essencial competencies promote learning, knowledge predict the soft skills and these two competence levels promote collective and organizational competencies. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject COMPETÊNCIAS pt
dc.subject GESTÃO DA QUALIDADE pt
dc.subject APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL pt
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SKILLS en
dc.subject QUALITY MANAGEMENT en
dc.subject ORGANIZATIONAL LEARNING en
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.title Das competências em gestão da qualidade à aprendizagem organizacional : um modelo explicativo pt
dc.type doctoralThesis pt
dc.identifier.tid 101451083 pt


Files in this item

Files Size Format View Description
tese Henrique pereira.pdf 2.511Mb PDF View/Open Tese de Doutoramento

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account