Violência escolar na perspectiva dos jovens : contributos para a gestão e as práticas socioeducativas na escola básica 2, 3 Monte de Caparica

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Violência escolar na perspectiva dos jovens : contributos para a gestão e as práticas socioeducativas na escola básica 2, 3 Monte de Caparica

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dc.contributor.advisor Passarinho, Isabel Cristina da Conceição, orient.
dc.contributor.author Ramos, Maria Elisa Fraústo Coelho
dc.date.accessioned 2018-10-23T16:53:33Z
dc.date.available 2018-10-23T16:53:33Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/9033
dc.description Orientação: Isabel Cristina da Conceição Passarinho pt
dc.description.abstract Actualmente a escola enfrenta desafios complexos sendo preciso pensar e reflectir sobre alguns dos seus problemas como a violência escolar. A violência escolar surge sobretudo de interacções sociais entre alunos, contudo trata-se de um fenómeno com diversas dimensões e interpretações sem uma explicação única e com manifestações e gravidades diversas, com elementos que contribuem para a sua existência e permanência. Neste âmbito, quisemos compreender melhor o fenómeno da violência escolar privilegiando a perspectiva dos alunos. O pressente trabalho trata de um estudo de caso numa Escola Básica no Concelho de Almada. Para concretizar o estudo e dar voz aos alunos, realizámos um percurso iniciático pela metodologia mista com recurso a um inquérito por questionário aos alunos de três turmas do segundo e terceiro ciclos do Ensino Básico - 5º, 7º e 9º anos, uma entrevista colectiva a dez alunos de diferentes anos de escolaridade (com percursos e desempenhos escolares também diferentes), e ainda uma entrevista em profundidade a uma aluna dita problemática. Realizámos ainda três entrevistas a profissionais que se distinguem pelo seu percurso e desempenho profissional em contexto educativo. Os resultados do estudo apresentam percepções que os alunos têm da escola e da violência escolar permitindo-nos identificar formas de gestão e práticas socioeducativas que podem interferir na prevenção e redução da violência. pt
dc.description.abstract Nowadays school is facing complexes challenges and there’s a need to think and reflect about some of their problems like school violence. School violence emerge mainly due to social interactions between the students, although it’s a phenomenon with several dimensions and interpretations without a single explanation, with manifestations and different severity, with elements which contributes to their existence. In this context, we wanted to understand better the phenomenon of school violence, especially through the eyes of the students. This work is focused on a case study in Escola Básica, in Almada county. To materialize this study and give a voice to the students, we made an initial course by the mixed methodology with resource to questionnaire survey to the students of three classes of the second and third cicles of the Basic Education - 5th,7th and 9th degree, a collective interview to ten students of differents years of schooling (with different performances between them), and also an in-depth interview to a so called problematic student. It was also implemented three interviews to professionals, which their path and professional performance distinguish them in the educative context. The result of the study presents student’s perceptions about school and school violence, which permits to identify ways of management and social-educational practices which can interfere in prevention and reduction of school violence. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM SERVIÇO SOCIAL - GESTÃO DE UNIDADES SOCIAIS E DE BEM-ESTAR pt
dc.subject SERVIÇO SOCIAL pt
dc.subject VIOLÊNCIA ESCOLAR pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject PRÁTICAS EDUCATIVAS pt
dc.subject GESTÃO ESCOLAR pt
dc.subject SOCIAL WORK en
dc.subject SCHOOL VIOLENCE en
dc.subject EDUCATION en
dc.subject EDUCATIONAL PRACTICES en
dc.subject EDUCATIONAL MANAGEMENT en
dc.title Violência escolar na perspectiva dos jovens : contributos para a gestão e as práticas socioeducativas na escola básica 2, 3 Monte de Caparica pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201982072 pt


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TESE ELISA FINAL COM JURI.pdf 2.141Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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