Biblioteca - Teses de Doutoramento
URI permanente para esta coleção:
Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Navegar
Percorrer Biblioteca - Teses de Doutoramento por autor "Alves, Carla Dimitre Dias"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item O projeto aprender a crescer : desenvolvimento transdisciplinar da leitura em monodocência coadjuvada no 1.º CEB(2016) Alves, Carla Dimitre Dias; Coimbra, Nazaré Trigo, orient.Na sociedade atual, a qualidade educativa e a formação para a cidadania constituem fatores de sucesso pessoal e profissional. O domínio da Língua Materna, nomeadamente o aperfeiçoamento de competências de leitura e escrita, desde os primeiros anos de escolaridade, é reconhecido como base da aquisição de conhecimentos curriculares e fator de inserção social. Nesta perspetiva, a escola confronta-se com o desafio da oferta de um ensino e aprendizagem com mais qualidade, tendo por base estratégias e atividades motivadoras, que promovam a literacia e aprendizagens significativas. Assim, o objetivo do estudo é averiguar até que ponto os alunos do 1.º CEB desenvolvem melhores competências transversais de Língua, relacionadas com a compreensão leitora, nas disciplinas de Português e Matemática, quando sujeitos ao Projeto Aprender a Crescer. Trata-se de um estudo de caso avaliativo, de natureza qualitativa, com fontes e instrumentos de recolha de dados qualitativos e quantitativos, centrado na planificação, concretização e avaliação de um Projeto, no 1º CEB, no contexto de um Agrupamento de escolas, do distrito do Porto. A recolha de dados, e posterior análise e triangulação de resultados, incluiu Portefólios dos discentes, Relatórios intermédio e final do Projeto, classificações finais dos alunos, entrevistas aos professores coadjuvantes da equipa do Projeto Aprender a Crescer, à Diretora e à Subdiretora do Agrupamento e, ainda, inquéritos por questionário aos alunos e aos docentes coadjuvados, os professores titulares de turma dos alunos participantes no Projeto. Os resultados evidenciam as potencialidades do Projeto, quer relativamente à melhoria de estratégias e competências de leitura dos alunos, quer quanto ao desenvolvimento do trabalho colaborativo entre docentes (monodocência coadjuvada), entre discentes (trabalho de grupo) e entre docentes e discentes (prática pedagógica em sala de aula). Na globalidade, o Projeto foi avaliado como muito positivo, pela maioria dos docentes. Desta forma, o estudo permitiu comprovar a eficácia do Projeto Aprender a Crescer, no que concerne à implementação de estratégias transversais de aperfeiçoamento da compreensão leitora e à melhoria dos resultados, nas disciplinas de Português e Matemática.