Biblioteca - Teses de Doutoramento
URI permanente para esta coleção:
Teses apresentadas para a obtenção do Grau de Doutor, conferido pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
Navegar
Percorrer Biblioteca - Teses de Doutoramento por autor "Amador, Jorge Vítor de Jesus"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Conhecimentos e habilidades dos professores para a avaliação das aprendizagens em física e química a: um modelo para a otimização das competências necessárias no processo avaliativo(2018) Amador, Jorge Vítor de Jesus; Carvalho, Luís Rodrigues Faria de, orient.Ensino, aprendizagem e avaliação são variáveis do mesmo fenómeno com processos e interações comuns, os quais têm sido objeto de variados estudos. O conceito de avaliação educacional evoluiu ao longo dos tempos e a operacionalização desta é crucial no processo ensino-aprendizagem. É, assim, razoável esperar que os docentes tenham adquirido na sua formação académica uma sólida bagagem em avaliação, e que a complementem e atualizem ao longo da sua carreira através de formação continua e que, portanto, as suas práticas avaliativas sejam as mais adequadas. Neste estudo, vamos averiguar a validade destes pressupostos. Assim, estabelecemos os seguintes objetivos: Identificar, para o exercício da avaliação das aprendizagens em Física e Química A, a formação académica; as dificuldades que os docentes sentem, as necessidades de conhecimentos e habilidades para tal e, propor um programa de desenvolvimento de competências dos professores para otimizar a avaliação. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, centrada em análise documental, entrevistas e focus group. Concluímos que a formação inicial e contínua tem vindo a trazer poucos contributos para a capacitação dos professores na avaliação das aprendizagens e que existem dificuldades na operacionalização dos processos avaliativos. Consideramos, deste modo, ser importante a necessidade de implementação de um modelo de capacitação para adotar um dispositivo avaliativo potenciador de aprendizagens significativas.