Revista Lusófona de Educação
URI permanente desta comunidade:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação por autor "Aguilar Idáñez, María José"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Migrantes y refugiados: apuntes clave para un nuevo relato(Edições Universitárias Lusófonas, 2018) Aguilar Idáñez, María José; Buraschi, Daniel; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoApresentamos neste artigo algumas ferramentas conceptuais para interpretar o paradoxo moral da falta de reconhecimento dos direitos das pessoas que buscam refúgio, considerando os recentes dados relacionados com as migrações forçadas. A nossa proposta de análise baseia-se na ideia que a indiferença e a justificação da violência contra as pessoas que tiveram que se deslocar procurando ajuda, refletem a existência de fronteiras morais que os excluem do nosso espaço moral. As fronteiras morais são o conjunto de imagens, ações, formas discursivas, esboços mentais, sentimentos e símbolos que constituem representações sociais compartilhadas, e são construídas pela interação, no mediapolis, de um círculo vicioso racista entre os media, o discurso das elites e o discurso social; por um triplo processo de negação, diferenciação e construção da imagem dos refugiados e migrantes como ameaça. Finalmente mostramos algumas estratégias de resistência e um decálogo urgente para gerar um relato novo que reenquadre a situação e permita construir um acolhimento inclusivo na comunidade. Palavras-chave: migrações forçadas; indiferença; fronteiras morais; mediapolis; comunicaçao participativa antiracista.