Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020)
URI permanente para esta coleção:
Navegar
Percorrer Revista Lusófona de Educação n.º 49 (2020) por autor "Gómez López, Maite"
A mostrar 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de ordenação
Item Efecto de la flipped classroom en las estrategias de aprendizaje de los estudiantes universitarios(Edições Universitárias Lusófonas, 2020) Espada, María; Navia, José A.; Gómez López, Maite; Rocu, Patricia; Faculdade de Ciências Sociais, Educação e AdministraçãoEstão agora a surgir novos métodos de ensino que permitem aos estudantes uma maior autonomia na construção da sua própria aprendizagem. Este estudo analisa a influência da sala de aula invertida sobre as estratégias de aprendizagem no contexto universitário. Um total de 96 estudantes universitários participaram e foram divididos em dois grupos, um grupo recebeu uma intervenção com o método tradicional e o outro grupo recebeu uma intervenção através de uma aula invertida. As estratégias de aprendizagem dos estudantes foram analisadas antes e depois da intervenção. Os resultados desta investigação mostram que a intervenção tem um efeito positivo nos participantes à medida que as suas pontuações aumentam com o tempo, mostrando que com o método de aula invertida os participantes melhoraram as suas pontuações desde o início. Além disso, os resultados mostraram um efeito importante para o tipo de ensino na estratégia de gestão de recursos, onde o ensino tradicional teve uma melhor pontuação. No que respeita ao género, existem diferenças estatisticamente significativas nas estratégias de processamento de informação, com as mulheres a obterem pontuações mais elevadas do que os homens.